TAP terá apenas três voos semanais entre Lisboa e a Madeira até final de abril

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Aquando da recente reestruturação da programação da companhia para as próximas semanas, período de muito menor procura e de várias limitações no movimento de aviões e passageiros na maioria dos aeroportos mundiais, a TAP Air Portugal tinha decidido fazer dois voos diários entre Lisboa e a ilha da Madeira (LINK notícia relacionada).

Contudo, isso não irá acontecer e já a partir desta terça-feira, dia 24 de março, já que o Governo Regional da Madeira solicitou à companhia aérea de bandeira portuguesa que reduzisse ao máximo os seus voos para a Região Autónoma, para evitar a chegada de eventuais passageiros contaminados com o novo coronavírus.

Na ilha da Madeira, onde está situado o único aeroporto do arquipélago que recebe voos do exterior, desde a entrada em vigor do estado de emergência, têm aterrado nos últimos dias diversos aviões de companhias europeias, com tripulantes apenas, e que têm repatriado turistas que se encontravam na ilha, uma operação que deverá estar terminada na próxima quarta-feira, dia 25 de março.

Diversos sectores regionais, incluindo as figuras mais relevantes da governação autónoma, têm se manifestado a favor do encerramento temporário dos dois aeroportos do arquipélago, nas ilhas da Madeira e do Porto Santo, uma sugestão que não foi correspondida pelo Governo da República.

A TAP já confirmou que acedeu ao pedido do presidente do Governo Regional da Madeira.

“Dando cumprimento à solicitação do Governo Regional da Madeira, a TAP passa a assegurar três voos por semana entre Lisboa e a Madeira enquanto vigorar o Estado de Emergência em Portugal”, revela uma nota distribuída à imprensa regional nesta segunda-feira, dia 23 de março.

“A TAP está, como sempre, disponível para colaborar com as autoridades da Região Autónoma da Madeira em tudo o que estiver ao seu alcance para servir os madeirenses e ajudar à minimização de todas as consequências da atual situação provocada pela pandemia de Coronavírus”, acrescenta a declaração oficial da companhia aérea.

Entretanto, o ‘Diário de Notícias’ da Madeira, noticiou no seu serviço online que, além das restrições de viagens, não irá viajar quem quer. Isto porque o Governo Regional da Madeira determinou uma condição no embarque: “Só pode embarcar quem tiver na posse de autorização do Instituto de Administração da Saúde (IASaúde) ou de documento de hospital que ateste que está em tratamento”, disse ao jornal uma fonte do executivo madeirense.

Nesta segunda-feira, os voos da TAP entre Lisboa e Madeira foram feitos com aviões Embraer E190 [foto de abertura a aterrar na ilha do Porto Santo] operados pela Portugália Airlines, tal como aconteceu de Lisboa para as ilhas Terceira e de São Miguel (E195), nos Açores. A partir desta semana os voos para as ilhas serão feitos com frota mista da TAP Air Portugal (família Airbus A320) e Embraer E190/E195, de acordo com o nível de reservas para cada voo.

 

  • Fotos © Paulo Brito/Movimentos Porto Santo
  • Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...