‘Tarifa Açores’ proporcionou viagens interilhas a mais de 163.600 açorianos no primeiro semestre de 2024

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

No primeiro semestre de 2024 foram realizadas 163.616 viagens de ida e volta de residentes interilhas com a ‘Tarifa Açores’, que permite viagens áreas a 60 euros (ida e volta), revelou nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, o Governo Regional dos Açores.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, com a medida, neste período, a companhia aérea pública SATA, que assegura as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, faturou 4,1 milhões de euros.

De acordo com um comunicado do executivo regional açoriano nos primeiros seis meses do ano “houve um aumento em 5,4% do número de viagens relativamente ao mesmo período de 2023, com um investimento adicional de 256.458,16 euros”.

“Os dados agora divulgados dão ainda conta de que, entre janeiro e junho de 2024, a ilha mais procurada pelos passageiros foi São Miguel (35,23%), seguida da Terceira (25,33%), e as com menor procura foram Corvo e Flores (0,87% e 3,97%, respetivamente)”, lê-se.

O mesmo aconteceu entre janeiro e junho de 2023, ano em que a ilha mais procurada foi São Miguel (35,01%), seguindo-se a Terceira (25,63%), enquanto Corvo e Flores registaram uma menor procura de 0,83% e 4,05%, respetivamente.

A ‘Tarifa Açores’ foi criada em 2021 pelo executivo de coligação liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro e permite que os residentes viajem entre as ilhas do arquipélago com o pagamento de um valor máximo de 60 euros.

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, citada na nota, afirma que “esta é uma das mais bem-sucedidas medidas da autonomia regional, uma vez que permite maior mobilidade de pessoas e bens entre as nove ilhas”.

Governo dos Açores já está a processar o pagamento das passagens áreas aos estudantes que se candidataram à medida ‘Regressa a Casa’ do pacote ‘+ Jovem’

Num outro comunicado, o Governo dos Açores adianta que, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, já está a processar o pagamento das passagens áreas aos estudantes que se candidataram à medida ‘Regressa a Casa’ do pacote ‘+ Jovem’.

“O período de candidaturas decorreu entre 23 de julho e 15 de agosto, tendo já sido aprovadas cerca de 400 candidaturas, no montante global de cerca de 30 mil euros, estando em análise e a aguardar correções por parte dos candidatos cerca de 1.000 candidaturas”, indicou.

O executivo lembra que está em causa o pagamento aos jovens deslocados da sua ilha de residência, para frequência de um estabelecimento de ensino, de uma viagem aérea de ida e volta, ou duas só de ida, referente ao ano letivo de 2023/2024.

“O pacote ‘+ Jovem’ é uma iniciativa inédita na região para atrair e fixar talento e inclui várias medidas para apoiar os jovens desde que decidem estudar até que decidam regressar à sua ilha de residência e aos Açores para integrar o mercado de trabalho”, refere, citada na nota, a secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.

São elegíveis à medida ‘Regressa a Casa’ os jovens até aos 26 anos de idade a frequentar cursos de nível 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações, num estabelecimento de ensino fora da sua ilha de residência, incluindo outra ilha dos Açores, continente português ou Região Autónoma da Madeira.

As candidaturas para o ano letivo 2024/2025 arrancam no dia 01 de setembro e prolongam-se até 15 de agosto de 2025, devendo ser formalizadas através do Portal da Juventude (juventude.azores.gov.pt).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP mantém três voos semanais para Moçambique – Tripulantes descansam em Joanesburgo

A TAP Air Portugal confirmou na sexta-feira, dia 20...

Avião ligeiro despenha-se no Gramado (Rio Grande do Sul, Brasil) – Morreram os 10 ocupantes

Um avião ligeiro bimotor turboélice Piper PA-42-1000 Cheyenne 400,...

Lisboa na lista dos aeroportos com melhor desempenho no tratamento de bagagens

O Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa perde ou danifica apenas 0,16%...

Avincis explora opções para um novo centro global de excelência de formação na Europa

A Avincis, a maior prestadora de serviços aéreos de...