A Aeronáutica Civil da Colômbia confirmou ontem de madrugada que tinha sido encontrado numa zona de floresta, nas imediações dos municípios de Piedecuesta e de Los Santos (Santander), um avião ligeiro monomotor que tinha desaparecido no dia anterior com sete pessoas a bordo. Infelizmente não reportou sobreviventes, pelo que os seis passageiros (quatro mulheres e dois homens) e o piloto foram encontrados mortos entre os destroços da aeronave.
O avião, um Cessna T207A Turbo Stationair 8, registo HK-4892, pertencia à companhia Alas de Colombia, que realiza voos locais entre pequenas povoações para onde o único acesso rápido só é permitido com aquele tipo de equipamento, já que as pistas são pequenas ou sem condições operacionais para aparelhos maiores. Estes serviços são normalmente prestados por aviões pequenos que são conhecidos como táxis-aéreos.
O voo tinha partido de Bucaramanga e dirigia-se a Málaga, tendo desaparecido na tarde de quarta-feira, na zona de Santander. Autoridades regionais disseram ao jornal ‘El Tiempo’ de Bogotá, que o piloto tinha reportado à torre de controlo do aeródromo de Bucaramanga que estava a tentar retornar ao local de partida devido a uma repentina baixa pressão de óleo no motor da aeronave.
Como a situação se agravara entretanto, o piloto resolveu aterrar de emergência, e acabou, infelizmente, por não ser bem sucedido. Vários camponeses da zona disseram aos jornalistas que tinham visto o avião a voar baixo durante alguns minutos antes de desaparecer.
- Foto de Wilfredo Pinto/’El Tiempo’ de Bogotá