Tecnologia portuguesa na missão espacial europeia de defesa planetária

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A empresa portuguesa ‘Efacec’ integra a missão espacial ‘Hera’, a primeira dedicada à defesa planetária na Europa, com lançamento previsto para 2024. A missão HERA da Agência Espacial Europeia (ESA) é coordenada com a missão DART, da NASA (Estados Unidos da América), ambas fazendo parte da missão de cooperação ‘Asteroid Impact Mission’ (AIM) que tem como destino a cintura de asteroides, localizada numa órbita entre Marte e Júpiter.

O alvo da missão é um pequeno asteroide que, nesta primeira fase, será impactado pelo DART e numa segunda fase será estudado pelo HERA, sendo a Efacec responsável pelo altímetro LIDAR (Light Detection And Ranging), um instrumento baseado em tecnologia laser capaz de medir distâncias até 20 km com precisão de 10 cm, que irá fazer o levantamento topográfico da cratera criada pelo impacto do DART no asteroide.

Esta é uma grande encomenda para a Efacec, a segunda maior de sempre em mais de 15 anos de atividade na área aeroespacial, apenas ultrapassada pelo monitor de radiação que a empresa está a finalizar para a missão JUICE, e comprova a capacidade da Efacec em liderar projetos de hardware de eletrónica de voo e de se posicionar como fornecedor de tier-1, ou seja, trabalhando diretamente com o construtor do satélite – neste caso, a OHB.”, afirma Vasco Granadeiro, diretor na Efacec para a área aeroespacial, citado num comunicado distribuído pela empresa em Lisboa nesta sexta-feira, dia 26 de novembro.

Para Nuno Silva, executivo responsável pelo sector tecnológico da Efacec, “Este é um projeto que muito nos orgulha e, do ponto de vista tecnológico, vem comprovar a aposta nesta tecnologia LIDAR, que cresceu na Efacec através de dois projetos ESA, o primeiro de 2011. Foi o sucesso nestes dois projetos que permitiu à Efacec obter a confiança da ESA e da OHB para desenvolver o equipamento LIDAR e assim pôr a tecnologia da Efacec a voar nesta missão.”

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAAG foi alvo de um ataque cibernético, mas está a garantir a continuidade da operação

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola informou nesta...

GOL Aerotech completa 18 anos como referência em manutenção de aeronaves no Brasil

Um dos maiores Centros de Manutenção aeronáutica da América...

Embraer receberá 135 milhões de euros de indemnização da Boeing por negócio não concretizado

A construtora aeronáutica brasileira Embraer informou que receberá 150...