Tecnologia portuguesa na missão espacial europeia de defesa planetária

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A empresa portuguesa ‘Efacec’ integra a missão espacial ‘Hera’, a primeira dedicada à defesa planetária na Europa, com lançamento previsto para 2024. A missão HERA da Agência Espacial Europeia (ESA) é coordenada com a missão DART, da NASA (Estados Unidos da América), ambas fazendo parte da missão de cooperação ‘Asteroid Impact Mission’ (AIM) que tem como destino a cintura de asteroides, localizada numa órbita entre Marte e Júpiter.

O alvo da missão é um pequeno asteroide que, nesta primeira fase, será impactado pelo DART e numa segunda fase será estudado pelo HERA, sendo a Efacec responsável pelo altímetro LIDAR (Light Detection And Ranging), um instrumento baseado em tecnologia laser capaz de medir distâncias até 20 km com precisão de 10 cm, que irá fazer o levantamento topográfico da cratera criada pelo impacto do DART no asteroide.

Esta é uma grande encomenda para a Efacec, a segunda maior de sempre em mais de 15 anos de atividade na área aeroespacial, apenas ultrapassada pelo monitor de radiação que a empresa está a finalizar para a missão JUICE, e comprova a capacidade da Efacec em liderar projetos de hardware de eletrónica de voo e de se posicionar como fornecedor de tier-1, ou seja, trabalhando diretamente com o construtor do satélite – neste caso, a OHB.”, afirma Vasco Granadeiro, diretor na Efacec para a área aeroespacial, citado num comunicado distribuído pela empresa em Lisboa nesta sexta-feira, dia 26 de novembro.

Para Nuno Silva, executivo responsável pelo sector tecnológico da Efacec, “Este é um projeto que muito nos orgulha e, do ponto de vista tecnológico, vem comprovar a aposta nesta tecnologia LIDAR, que cresceu na Efacec através de dois projetos ESA, o primeiro de 2011. Foi o sucesso nestes dois projetos que permitiu à Efacec obter a confiança da ESA e da OHB para desenvolver o equipamento LIDAR e assim pôr a tecnologia da Efacec a voar nesta missão.”

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...