Bem-vindo, !|Sair

Tecnovia ganhou obra de recuperação da pista do Aeroporto do Porto Santo

Um consórcio constituído por três empresas portuguesas de obras públicas ganhou o concurso internacional para a obra de reforço e reperfilamento dos pavimentos betuminosos e demais trabalhos complementares no Aeroporto da ilha do Porto Santo. A empreitada de obras públicas tinha um valor de preço base de 6.350.000 euros, tendo ficado qualificados dois grupos, após a abertura do concurso internacional, cujo anúncio de procedimento foi publicado no “Diário da República” do passado dia 26 de Julho.

O júri escolheu a “Tecnovia – Sociedade de Empreiteiros, S. A.”, que se apresentou em agrupamento com a “Tecnovia Madeira – Sociedade de Empreiteiros, S. A.” e com a “Farrobo – Sociedade de Construções, S. A.”, esta com sede na ilha do Porto Santo. Esta semana decorre a preparação das formalidades que levarão à assinatura do contrato de adjudicação da obra, prevendo-se que durante o corrente mês de Janeiro comece a ser montado o estaleiro no Aeroporto da ilha do Porto Santo, seguindo-se os trabalhos no terreno, cujo prazo de execução é de 365 dias. A obra custará 5.990.000 euros, menos 360 mil euros do que o preço base do concurso.

O critério de adjudicação contemplava a proposta economicamente mais vantajosa, com a particularidade de poderem contar os seguintes factores e eventuais sub-factores acompanhados dos respectivos coeficientes de ponderação: preço (50%), valia técnica da proposta (40%), plano de trabalhos (35%), memória justificativa e descritiva (30%), afectação da equipa técnica (20%), plano de gestão da qualidade (15%) e garantia do cumprimento do prazo (10%).

Desde o dia 25 de Agosto de 2011 que as operações estão condicionadas no Aeroporto da ilha do Porto Santo, devido a um aluimento da pista, provocado por infiltrações de águas resultantes da rotura das canalizações de escoamento das águas pluviais. A ANAM mandou encerrar 601 metros de extensão da única pista de aterragem na ilha, ficando ainda disponíveis 2.399 metros. Só no início de 2015 é que estarão novamente disponíveis os 3.000 metros da pista do Aeroporto da ilha do Porto Santo.

Não obstante esse constrangimento, a pista continua operacional para todo o tipo de avião comercial que demanda o arquipélago da Madeira. Recorde-se que muitas vezes a pista de Porto Santo é a alternativa para muitas aeronaves que são obrigadas a divergir aquando se verificam factores meteorológicos anormais na ilha da Madeira, nomeadamente a ocorrência de ventos fortes que dificultam e limitam as operações no aeroporto principal do arquipélago.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica