Tempestade de areia condiciona aeroportos nas Canárias – 360 voos cancelados

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As ilhas do arquipélago espanhol das Canárias, no Oceano Atlântico, continuam a ser a ser atingidas por uma tempestade de areia, levada por ventos que sopram fortes do norte de África, e que obrigaram as autoridades regionais a emitirem um sinal de alerta, com o encerramento das operações, desde o sábado, dia 22 de fevereiro, de aeroportos e o cancelamento de diversas atividades públicas programadas para este fim-de-semana de carnaval.

A tempestade de areia ou bruma, conhecida localmente por ‘calima’, começou por afetar na tarde do sábado o movimento de aviões nos aeroportos de Las Palmas, na ilha de Grã Canária, e os dois da ilha de Tenerife, um no norte e outro no sul, que são, precisamente, os de maior movimento, e no dia de maior afluência de voos da Europa para as ilhas do arquipélago, que vive essencialmente do turismo. Estima-se que neste fim-de-semana mais de 360 voos tenham sido cancelados.

A situação abrandou ao princípio da noite, mas neste domingo, dia 23, a nuvem de pó tornou-se mais densa e neste momento – 20h00 locais, a mesma hora UTC – o espaço aéreo das ilhas das Canárias apenas está aberto para sobrevoo de aviões que atravessam o Oceano Atlântico.

Todos os aeroportos estão com visibilidade reduzida e alguns movimentos que possam ocorrer são inter-ilhas, em voos com aviões a hélice que necessitam de menor visibilidade para operar.

A previsão dos serviços meteorológicos é de que a tempestade de areia e os níveis de poeiras na atmosfera se mantenham até meio da manhã da próxima segunda-feira, dia 24 de fevereiro. Há também um alerta de ventos fortes, com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

Desde sábado, mais de três centenas de voos já foram afetados, alguns divergiram para os aeroportos de Faro/Algarve, no sul de Portugal, e da ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, mas a maioria voltou aos aeroportos de procedência.

Aguardam-se melhores notícias a meio da manhã desta segunda-feira.

 

  • Foto de abertura © AENA – Aeropuertos de España
  • Notícia atualizada às 20h00 UTC de domingo, dia 23 de fevereiro

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...