Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso o seu primeiro teste de táxi aéreo elétrico em Meca, preparando o terreno para a implantação de um serviço deste tipo nos próximos anos o que antevê uma autêntica revolução no transporte de peregrinos muçulmanos durante o período do Hajj.

Liderado pela Autoridade Geral da Aviação Civil (GACA), em colaboração com o Ministério dos Transportes e Serviços de Logística, o Ministério do Hajj, o Ministério do Interior e a ‘Front End’ (que representa a chinesa EHang, construtora do veículo em demonstração), o teste contou com uma aeronave eVTOL sem piloto ‘EHang EH216-S’. O evento decorreu numa área de baixo risco com espaço aéreo protegido, e teve como principal objetivo, neste caso, redefinir a experiência do Hajj, melhorando a mobilidade, reduzindo o congestionamento e promovendo a sustentabilidade.

O ministro dos Transportes e Serviços Logísticos do Reino da Arábia Saudita, Saleh Al-Jasser, enfatizou o impacto do ensaio da seguinte maneira, segundo um comunicado governamental distribuído em Meca: “Este teste inovador é um passo fundamental para uma viagem para o Hajj mais rápida, eficiente e sustentável. A Arábia Saudita está a aproveitar tecnologias pioneiras para capacitar os peregrinos com uma experiência de peregrinação contínua e sustentável.”

O ensaio e demonstração do novo aparelho fornece informações e dados técnicos inestimáveis ​​para apoiar o trabalho que está a ser desenvolvido pela Autoridade Geral de Aviação Civil do Reino da Arábia Saudita (GACA – General Authority of Civil Aviation) para a criação de um Roteiro de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), incluindo um quadro regulamentar robusto adaptado para fornecer soluções de transporte aéreo seguras e sustentáveis ​​para os peregrinos do Hajj. Ao reduzir significativamente os tempos de viagem e entrega, os táxis aéreos podem acelerar a mobilidade dos peregrinos e das mercadorias e melhorar os serviços médicos de emergência durante o Hajj. As soluções AAM são projetadas para apoiar dezenas de milhares de peregrinos e gerar dezenas de milhões em receitas até 2030.

A Arábia Saudita investiu centenas de milhões em soluções AAM para expandir o setor, à medida que a Estratégia para a Aviação Saudita transformará o Reino no principal centro de aviação do Médio Oriente até 2030. A estratégia está a desbloquear mais de 100 mil milhões de dólares em investimentos, com os números de passageiros crescendo 26% em 2023 para 112 milhões. A GACA organizou um pavilhão AAM no Fórum da Aviação do Futuro de 2024 em maio passado, juntamente com uma montra de investimentos em aviação para permitir investimentos no setor de aviação.

Desenvolvimento do roteiro da AAM na Arábia Saudita

A Mobilidade Aérea Avançada (AAM) é uma forma de aviação em desenvolvimento, eventualmente operando em um ambiente altamente automatizado e colaborativo, que será possibilitado por diversas tecnologias inovadoras. Este novo sistema de transporte aéreo visa movimentar passageiros e cargas e fornecer serviços aéreos, melhorando a acessibilidade, segurança, eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida do transporte intermodal.

Desde o lançamento da ‘Visão 2030’, o Reino da Arábia Saudita deu passos significativos em direção ao seu futuro e ao desenvolvimento da sociedade, onde o setor dos transportes tem sido um elemento essencial. Agora, os recentes avanços tecnológicos podem impulsionar o transporte saudita a novos patamares, promovendo o crescimento económico e resultando em múltiplas aplicações.

A GACA desenvolveu um roteiro nacional abrangente para AAM com a colaboração de especialistas internacionais. Durante a fase de avaliação, a GACA cooperou com mais de 60 partes interessadas, locais e globais, para alinhar e compreender melhor o nível de maturidade dessa nova tecnologia e identificar as lacunas e requisitos para garantir a implantação segura e a integração eficiente com sistemas de aviação tradicionais e outros modos de transporte. O roteiro identificou os facilitadores do AAM e a governação necessária durante a fase de implementação do roteiro.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV suspendem greve após acordo com empresa e o Governo de Cabo Verde

Os pilotos dos voos internacionais da TACV – Transportes...

Governo assegura que “não vai haver aporte do Estado” para o novo aeroporto de Lisboa

O ministro português das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz (na...

Lisboa volta a ter voo direto para o Cairo – Egyptair retomou a rota com dois voos semanais

A Egyptair está de regresso a Portugal, tendo retomado...

CRJ-200ER despenhou-se no Nepal – Morreram 18 dos 19 ocupantes da aeronave que fazia um voo de teste

Um avião a jato bimotor CRJ-200ER da companhia nepalesa...