A Thomas Cook Airlines Nordic, designada também por Thomas Cook Airlines Scandinavia, foi vendida a um grupo de investidores do Norte da Europa e vai passar a denominar-se Sunclass Airlines, anunciaram nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, os novos investidores durante uma conferência de imprensa que teve lugar em Copenhaga, na Dinamarca.
São três investidores institucionais, liderados pelo bilionário Petter Stordalen e do seu fundo de investimentos Grupo Strawberry. Os outros dois são o Altor Funds e o TDR Capital. O Strawberry e o Altor terão 40% cada, com o TDR a subscrever os 20% restantes.
Este consórcio de investimentos fornecerá uma participação maioritária nórdica “forte e de longo prazo” da empresa de lazer e dos seus 2.300 funcionários, disse Magnus Wikner, presidente executivo do Grupo Strawberry. A transferência de propriedade envolve todos os ativos da Thomas Cook na Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia, que ao contrário de outros negócios do grupo de lazer noutros países europeus, é lucrativo e tem uma gestão estável. O Grupo Ving inclui as atividades de operadores turísticos , com marcas de grande valor e prestígio, como a Spies e a Tjareborg, que há cerca de 30 anos, quando independentes, dominavam o mercado.
Magnus Wikner, diz que a “longa experiência” dos investidores no setor, combinada com a sua força financeira, dará ao Grupo Ving “estabilidade a longo prazo” e a oportunidade de se desenvolver. Possui um portfólio de “fortes marcas nórdicas” e representa uma ‘jóia da coroa’ entre as operadoras de turismo da região. “É um negócio fantástico que acabou em uma situação muito infeliz”, diz Harald Mix, sócio da Altor.
O esquema de reestruturação da companhia aérea implica que os novos proprietários invistam seis mil milhões de coroas suecas (cerca de 620 milhões de dólares) em liquidez e garantias.
As várias operações estão sendo transferidas para um novo grupo, com algumas das empresas componentes declarando falência técnica, para que possam ser assumidas pelo grupo recém-criado que está sendo constituído pelo consórcio. Entretanto o Grupo Ving esclareceu que as reservas e viagens organizadas por meio de seus operadores turísticos “continuarão como de costume”.
Atualmente a Thomas Cook Airlines Nordic, que passará a chamar-se Sunclass Airlines, opera 14 aparelhos Airbus A330 e A321. Os aviões voam essencialmente para destinos de férias, tendo vários voos semanais para Portugal (aeroportos de Faro/Algarve e da Madeira).
- Foto de abertura © Ole Simon