TICV (ex-Binter CV) volta a ligar as ilhas de Cabo Verde no final de junho

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea cabo-verdiana TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde, antes designada por Binter CV, vai retomar os voos entre as ilhas no final do corrente mês.

“Estamos a preparar a retoma dos voos domésticos para o dia 30 de junho, aplicando as medidas de segurança e higiene que em breve serão anunciadas pelo respetivo ministério e autoridade aeronáutica”, garantiu Luís Quinta, diretor-geral da TICV, em declarações à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’.

A companhia realizava, na época alta, até 28 voos diários nas ligações entre as ilhas cabo-verdianas e atingiu em 2019 um milhão de passageiros transportados em Cabo Verde. Liga sete ilhas com nove rotas operadas por três aviões ATR-72 500, com capacidade para 72 passageiros cada.

Entretanto, durante o período em que decorre o confinamento imposto pela pandemia em Cabo Verde, uma república independente constituída por um território insular no noroeste da costa africana e onde a língua oficial é a portuguesa, a TICV transportou 575 passageiros em voos autorizados. A declaração do estado de emergência, no dia 29 de março, devido à eclosão da doença, suspendeu as ligações domésticas no País.

O diretor-geral da TICV) explicou à ‘Lusa’ que o estado de emergência “previa que fosse garantido um nível de prontidão das tripulações para missões de apoio nos transportes de urgência”.

Luís Quinta disse que desde o início do estado de emergência e até ao final de maio a companhia, a única a operar as rotas domésticas, realizou “53 missões, nomeadamente dois voos de apoio a embaixadas para repatriamento de cidadãos estrangeiros”. Foram igualmente garantidos 51 voos de evacuações médicas, que “transportaram também amostras biológicas e equipamento técnico para as diversas ilhas do arquipélago”.

“Transportámos ao longo destes dois meses 575 passageiros, sendo os mesmos apoiados pela nossa equipa e com as devidas proteções que esta altura exige. Não houve conhecimento de nenhum tipo de transmissão de covid-19 a bordo. Foram transportados dois casos suspeitos, pelo que foi necessário ativar os protocolos de higiene, a subsequente limpeza da aeronave e o controlo da tripulação”, afirmou Luís Quinta.

A TICV divulgou em março deste ano que investiu nos últimos quase cinco anos 13 milhões de euros nas ligações aéreas cabo-verdianas, empregando 140 pessoas.

 

Cooperação com a Proteção Civil de Cabo Verde

“A TICV desempenha um papel essencial não só no apoio à deslocação aérea das equipas técnicas da Proteção Civil, como, acima de tudo, um papel essencial no assegurar o transporte de pacientes, evacuações médicas e transporte de equipamentos de saúde e técnicos”, enfatizou o diretor-geral da companhia.

Acrescentou que ao longo de 2019 a TICV realizou 600 evacuações médicas, das quais 93 recorrendo ao uso de maca. “Este ano de 2020 já fez cerca 270 evacuações, tendo em 52 delas usado a maca”, explicou.

 

  • Foto © Carlos Freitas

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...