Transavia utiliza solução de IA para reduzir consumo de combustível em voo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Transavia France é a primeira companhia aérea a utilizar a ‘OptiDirect’, uma nova solução de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela ‘Safety Line’ que explora a base de dados de todos os voos da companhia.

Todas as trajetórias ‘diretas’ são identificadas através da aprendizagem estatística dos dados de voo, tornando-se as mais frequentes em opções interessantes para os pilotos. Dependendo da rota tomada pelo avião, uma lista de trajetos ‘diretos’ vai ser definida e apresentada à tripulação, seja no seu registo de voo antes da partida da aeronave, seja num tablet durante o voo, integrada com o aplicativo de visualização das condições meteorológicas eWAS fornecido pela GTD.

A ‘OptiDirect’ funciona um pouco como um ‘Waze’ para aviões e permite reduzir o impacto ambiental do transporte aéreo. A exploração de forma sistemática das trajetórias ajuda ainda a diminuir em 1% o consumo de combustível. Isto representa uma economia à escala mundial de três milhões de toneladas de querosene – ou 10 milhões de toneladas de CO2.

As pesquisas iniciais e os primeiros ensaios da ‘OptiDirect’ foram realizados em estreita colaboração com a Transavia France, que é, desde maio de 2017, também a companhia de lançamento do ‘OptiClimb’. Após uma fase de testes, a ‘OptiDirect’ foi disponibilizada a todos pilotos em maio de 2019. A Transavia continua empenhada numa metodologia de excelência operacional e ambiental, com o forte desejo de reduzir a sua pegada ambiental.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...