A TUI Airways UK anunciou que vai deixar de voar de aeroportos do Reino Unido – Londres/Gatwick e Manchester – para a ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, em Portugal. Os voos são sazonais, apenas no Verão, e existem desde há 10 anos, sempre nesse período, desde quando o grupo hoteleiro Pestana abriu os seus primeiros resorts na ilha.
A companhia britânica, antes operada pela Thomson Airways, foi integrada no universo TUI, de matriz alemã, após a compra da marca Thomson pelo gigante europeu e mundial de viagens e turismo.
O último voo saindo de Manchester operará no próximo dia 25 de setembro e saindo de Londres/Gatwick em 23 de outubro.
A TUI UK chegou a ter três voos semanais diretos de aeroportos ingleses para o Porto Santo. Em maio de 2015, ainda com a designação de Thomson Airways, começou a voar também de Birmingham, uma ligação que deixou de operar no período da pandemia (LINK notícia relacionada). Na retoma reabriu apenas Londres e Manchester, que se mantêm ainda no Verão deste ano.
A companhia ou o operador não justificaram especificamente as razões porque abandonam os voos diretos para a ilha do Porto Santo.
Razões de falta de frota poderão ter apressado a decisão, ao mesmo tempo que a TUI tem crescido bastante para destinos da Bacia do Mediterrâneo e Norte de África, em rotas onde há necessidade de reforçar o transporte de turistas britânicos. Um porta-voz da TUI UK disse a um jornal britânico de turismo que a companhia está atenta às tendências dos clientes e à movimentação de férias e feriados, pelo que todas as decisões são tomadas seguindo as preferências dos seus clientes.
Contudo, há informações de que a Jet2.com, a companhia britânica que mais voos faz para o arquipélago da Madeira, e que está a renovar a sua frota com aviões Airbus, já manifestou interesse em voar para a ilha do Porto Santo, o que poderá acontecer já no próximo Verão de 2024.