Um bombardeiro estratégico russo Tu-95 Bear despenhou-se na manhã desta terça-feira, dia 14 de Julho, na região da Sibéria, a cerca de 80 quilómetros de Khabarovsk, confirmaram fontes governamentais em Moscovo.
Um comunicado do Ministério da Defesa esclarece que o acidente verificou-se pelas 09h50 de Moscovo (06h50 UTC) e que o avião estava em voo de treino e completamente desarmado. Os tripulantes saltaram ilesos tendo ejetado os seus pára-quedas de recurso e salvação. Um avião que estava próximo viu os pára-quedas abertos.
O bombardeiro estratégico Tupolev Tu-95 (referido pelas forças da NATO como ‘Bear’) é um dos mais potentes aviões de guerra da Rússia, criado no tempo da União Soviética. Está equipado com quatro motores turbo-hélices e sustenta uma plataforma de lançamento de mísseis. Está ao serviço desde 1957, portanto com quase seis décadas de existência, quanto às primeiras unidades que foram voadas.
Desde o início do passado mês de Junho, a Força Aérea Russa já teve seis incidentes com aviões deste modelo, revela nesta terça-feira a agência noticiosa russa ‘Sputniknews’ que aponta os acontecimentos como ‘percalços’.