Bombardier Q400 cai no Nepal – 51 mortos confirmados

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Um avião de passageiros Bombardier Dash8 Q400 da companhia US-Bangla Airlines, do Bangla Desh, matrícula S2-AGU, despenhou-se nesta segunda-feira, dia 12 de março, no aeroporto Internacional de Kathmandu/Tribhuvan, na capital do Nepal, na Ásia, após uma aterragem mal sucedida. Um balanço oficial, revelado pelas autoridades locais às 12h00 UTC, aponta que se registaram 49 mortos entre os 71 ocupantes da aeronave acidentada (67 passageiros e quatro tripulantes). Alguns dias após o acidente, e quando já estavam recolhidos os dados para a comissão de inquérito trabalhar, as autoridades do Nepal confirmaram a existência de 51 mortos. Os feridos tiveram alta algumas semanas depois.

O avião ficou totalmente destroçado e ardido numa área do aeroporto, onde se situa um campo de futebol utilizado pelos funcionários, no enfiamento de uma das pistas de aterragem. O acidente verificou-se pelas 14h20 locais (mais 05h45 que a hora UTC).

A aeronave, com 17 anos de serviço e capacidade para transportar até 78 passageiros, fazia o voo BS211, procedente do Aeroporto Internacional de Dhaka/Shahjalal, na capital do Bangla Desh, e transportava 71 pessoas, entre passageiros e tripulantes. As primeiras notícias indicaram que cerca de uma dezena de ocupantes conseguiram sair do avião em chamas e estavam a ser assistidas num hospital da capital do Nepal.

Fontes aeroportuárias disseram às agências noticiosas internacionais que o avião fez a aproximação à pista de Kathmandu no momento em que passava uma tempestade tendo entrado numa zona de nuvens cumulonimbus a cerca de 2.500 pés de altitude. Este poderá ser um dos motivos que levou à instabilidade do aparelho e às dificuldades que a tripulação sentiu em pousar o avião em segurança, relatam os primeiros comentários sobre o acidente.

O avião sinistrado fez o voo inaugural há 17 anos, tendo sido adquirido por uma empresa de leasing de aeronaves. Voou nas frotas da SAS, da Royal Jordanian e da Augsburg Airways, antes de chegar à US-Bangla Airlines.

  • Fotos © Twitter @IsarojB
  • Notícia atualizada.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...