Bem-vindo, !|Sair

Bombardier Q400 cai no Nepal – 49 mortos confirmados


 

Um avião de passageiros Bombardier Dash8 Q400 da companhia US-Bangla Airlines, do Bangla Desh, matrículaS2-AGU, despenhou-se nesta segunda-feira, dia 12 de março, no aeroporto Internacional de Kathmandu/Tribhuvan, na capital do Nepal, na Ásia, após uma aterragem mal sucedida. Um balanço oficial, revelado pelas autoridades locais às 12h00 UTC, aponta que se registaram 49 mortos entre os 71 ocupantes da aeronave acidentada (67 passageiros e quatro tripulantes).

O avião está totalmente destroçado e ardido numa área do aeroporto, onde se situa um campo de futebol utilizado pelos funcionários, no enfiamento de uma das pistas de aterragem. O acidente verificou-se pelas 14h20 locais (mais 05h45 que a hora UTC).

A aeronave, com 17 anos de serviço e capacidade para transportar até 78 passageiros, fazia o voo BS211, procedente do Aeroporto Internacional de Dhaka/Shahjalal, na capital do Bangla Desh, e transportava 71 pessoas, entre passageiros e tripulantes. As primeiras notícias indicaram que cerca de uma dezena de ocupantes conseguiram sair do avião em chamas e estão a ser assistidas num hospital da capital do Nepal.

Fontes aeroportuárias disseram às agências noticiosas internacionais que o avião fez a aproximação à pista de Kathmandu no momento em que passava uma tempestade tendo entrado numa zona de nuvens cumulonimbus a cerca de 2.500 pés de altitude. Este poderá ser um dos motivos que levou à instabilidade do aparelho e às dificuldades que a tripulação sentiu em pousar o avião em segurança, relatam os primeiros comentários sobre o acidente.

O avião sinistrado fez o voo inaugural há 17 anos, tendo sido adquirido por uma empresa de leasing de aeronaves. Voou nas frotas da SAS, da Royal Jordanian e da Augsburg Airways, antes de chegar àUS-Bangla Airlines.

  • Fotos © Twitter @IsarojB
  • Notícia atualizada às 12h10 UTC

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica