A Avianca Brasil abandonará definitivamente os aparelhos Fokker-100, conhecidos no Brasil por MK-28 no final deste mês de Agosto. Atualmente tem apenas dois aparelhos, anunciou Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial, marketing e cargas da companhia.
A partir de Setembro a Avianca trabalhará nos aeroportos brasileiros com 13 aeronaves Airbus A318 (120 passageiros), quatro A319 (132 poltronas) e 23 A320 (162 assentos).
A revelação foi feita aos jornalistas que acompanharam o voo inaugural de uma aeronave A318 entre Guarulhos/São Paulo e Passo Fundo, cidade do Rio Grande do Sul, para onde a Avianca voava em Fokker-100.
O voo coincidiu também com as celebrações do aniversário da cidade gaúcha, considerada como um dos pontos mais importantes da cultura do Estado e onde se concentra um pólo universitário muito importante.
Diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, e o secretário dos Transportes e Mobilidade do Governo do Estado, Pedro Westphalen, estiveram no Aeroporto Lauro Kortz acompanhando a chegada da nova aeronave. Também, muitas pessoas aproveitaram a tarde ensolarada e foram acompanhar a chegada do primeiro voo do Airbus A 318 em Passo Fundo (nossa foto documenta o avião no estacionamento). Foi realizada uma cerimónia de boas-vindas logo após a aterragem, em frente à loja da Avianca Brasil.
Tarcísio Gargioni considerou que o voo foi um sucesso. “A cidade de Passo Fundo é importante e estratégica para Avianca, é a maior cidade do Norte do Rio Grande do Sul, e necessitava de um atendimento melhor, com um avião de maior capacidade e mais moderno”, frisou.
Os voos do A 318 serão operados de domingo a sexta-feira, saindo de Guarulhos às 12h25, com chegada às 14h05 em Passo Fundo. Do Aeroporto Lauro Kortz, o avião sairá às 14h20, com pouso em São Paulo às 16h20.
- Foto e entrada do A318 em Passo Fundo: Alex Borgmann/Prefeitura de Passo Fundo, RS
- Foto do Fokker F100 (MK-28): Hugo Ferreiro