Venezuela suspende voos da TAP por 90 dias alegando “graves irregularidades”

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo da República Bolivariana da Venezuela decidiu suspender por 90 dias os voos da TAP Air Portugal entre Lisboa e o Aeroporto Internacional Simón Bolivar, em Maiquetia, a cerca de 40 quilómetros de Caracas, anunciou um tweet do Ministro dos Transportes, Hipólito Abreu.

A mensagem do governante na rede social Twitter, foi publicada nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro. O ministro justifica a suspensão com “graves irregularidades cometidas no voo TP173 [na terça-feira, dia 11 de fevereiro] e em conformidade com os regulamentos nacionais da aviação civil, as operações da companhia aérea TAP no nosso território são suspensas por 90 dias, como medida de precaução para proteger a segurança da Venezuela”.

O regime de Nicolás Maduro acusa a TAP de ter permitido que um familiar do líder da oposição, Juan Guaidó, pudesse transportar explosivos durante a viagem de Lisboa para Caracas. Juan Márquez, o tio de Juan Guaidó, foi preso na semana passada depois de o acompanhar na viagem de regresso à Venezuela feita num voo comercial da TAP, operado por um Boeing 767-300ER da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways (LINK notícia relacionada).

O líder da oposição venezuelana regressou ao país após um périplo internacional, que passou pela Europa e América do Norte, tendo desafiado a proibição decretada pelo governo de Maduro de viajar para o exterior. Quando chegou a Caracas Guaidó acabou por ser agredido por apoiantes de Maduro.

O tio de Guaidó foi acusado por supostamente transportar materiais explosivos escondidos em vários objetos. O governo de Nicolás Maduro defende que a TAP escondeu o nome de Guaidó da sua lista de passageiros, registando-o com uma identidade falsa.

Em Portugal, o Ministério da Administração Interna ordenou, na sexta-feira passada, dia 14 de fevereiro, a abertura de uma investigação “face às declarações das autoridades venezuelanas sobre uma falha de segurança no voo (em direção a Caracas) procedente de Lisboa”.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...