Bem-vindo, !|Sair

Vinci Airports destaca desempenho dos aeroportos portugueses em toda a sua rede

Os dez aeroportos portugueses concessionados à ANA – Aeroportos de Portugal e integrados na rede da VINCI Airports, registaram a melhor temporada de Verão de sempre, com 17,3 milhões de passageiros movimentados entre julho e setembro, ou seja, um aumento de 4,2% em relação a 2017, informa um comunicado distribuído pela empresa nesta sexta-feira, dia 12 de outubro.

Nos primeiros nove meses do ano, 42,9 milhões de passageiros utilizaram as instalações portuguesas da VINCI Airports, representando um crescimento de tráfego de sete por cento. Portugal ultrapassou a marca dos 42 milhões de passageiros neste período.

A empresa concessionária dos principais aeroportos portugueses atribuiu como factores de sucesso que contribuíram para o crescimento do movimento “a popularidade do país como destino de verão para turistas europeus (principalmente espanhóis, franceses e alemães)”, que possibilitaram às companhias aéreas de baixo custo uma muito boa temporada. A companhia aérea nacional TAP também apresentou um bom desempenho. O aeroporto de Lisboa movimentou mais 2 milhões de passageiros (+ 10,3%) desde o início do ano, em comparação com o mesmo período de 2017.

Numa abordagem ao movimento em outros aeroportos europeus concessionados à rede VINCI Airports, destaque para a França, onde as 12 unidades do grupo registaram um aumento acentuado no tráfego durante o terceiro trimestre (+ 8,5%), com 5,8 milhões de passageiros movimentados em toda a rede. O tráfego no Aeroporto de Nantes Atlantique subiu 11,3%, com recordes históricos em julho e agosto, devido ao crescimento particularmente acentuado do tráfego internacional, graças às 10 novas rotas abertas neste verão. O Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry registou crescimento de 5,9% em comparação com o terceiro trimestre de 2017. Pela primeira vez, o número de passageiros mensais ultrapassou 1 milhão em julho e agosto. Três aeroportos regionais registaram um crescimento de dois dígitos no trimestre: Rennes (+ 19,2%) e Clermont Ferrand Auvergne (+ 15,1%), ambos novos recordes de tráfego em julho, bem como Toulon-Hyères (+ 16,1%), graças principalmente ao sucesso da nova rota Roissy-Charles de Gaulle.

No Reino Unido, o Aeroporto Internacional de Belfast, que aderiu à rede VINCI Airports em setembro, movimentou cerca de dois milhões de passageiros no terceiro trimestre de 2018, representando um crescimento de 12,2% em relação ao mesmo período de 2017, impulsionado pela popularidade do aeroporto de Londres/Stansted, rota operada pela Ryanair.

Em termos globais, no terceiro trimestre de 2018, o tráfego nas 44 plataformas geridas pela VINCI Airports registou um aumento de +2,8% em relação ao terceiro trimestre de 2017, com um recorde de 51,3 milhões de passageiros movimentados em toda a rede. Excluindo o desempenho do Japão, que foi negativamente afetado por uma sucessão de eventos climáticos excepcionais, a taxa de crescimento foi de 6,1%.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica