Vinci Airports ganha concessão dos aeroportos de Kansai e de Osaka (Japão)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O consórcio formado pela ORIX Corporation, um grupo líder de serviços financeiros integrados, e a VINCI Airports, concessionária e operadora aeroportuária com experiência comprovada em serviços de contratante principal, anunciou na terça-feira, dia 10 de novembro, que a New Kansai International Airport Company (NKIAC) selecionou o consórcio ORIX – VINCI Airports como Detentor Preferencial dos Direitos de Negociação para a Concessão durante o prazo de 44 anos para o aeroporto internacional de Kansai e o aeroporto internacional de Osaka.

“Este sucesso é o resultado de uma sólida parceria entre a ORIX e a Vinci Airports, sustentada por complementaridades entre as duas empresas: a ORIX, com uma forte presença em Kansai, sempre olhou para além dos limites do seu negócio principal enquanto fornecedor de serviços financeiros, e a Vinci Airports, cujo histrial de sucesso de operação aeroportuária foi recentemente reforçado em Portugal (onde detém 100% do capital da ANA Aeroportos de Portugal), no Camboja, em França e no Chile”, refere um comunicado da Vinci Airports distribuído também em Lisboa.

A ORIX e a Vinci Airports decidiram associar esforços para desenvolver a economia de Kansai, nomeadamente através da abertura de novas rotas diretas. Será constituída uma empresa concessionária encarregue de celebrar um acordo de projeto com a NKIAC até ao final de 2015. A ORIX e a VINCI terão a mesma participação acionista (40% cada), e empresas com participações acionistas minoritárias da região de Kansai deterão em conjunto 20% do capital.

 

Transferência de gestão acontecerá em março de 2016

A transferência das operações aeroportuárias para a empresa concessionária está programada para o final de março de 2016. Durante este período, a ORIX e a Vinci Airports trabalharão em estreita colaboração com a NKIAC, com os trabalhadores dos aeroportos, com os parceiros de negócios e com as comunidades locais para delinear os próximos planos e processos, e obter feedback destas partes interessadas, que serão cruciais para as operações dos aeroportos no futuro. A ORIX e a Vinci Airports irão delinear os próximos passos e mais pormenores dos seus planos nos próximos meses.

O aeroporto internacional de Kansai, inaugurado em 1994, está localizado numa ilha artificial no meio da Baía de Osaka. É utilizado como hub internacional e como aeroporto doméstico, com um tráfego de 20 milhões de passageiros. O aeroporto internacional de Osaka, frequentemente designado como aeroporto de Itami, inaugurado em 1939, é o principal aeroporto doméstico da cidade de Osaka, com 14,6 milhões de passageiros.

Em conjunto, os aeroportos internacionais de Kansai e Osaka, acolhendo 34,6 milhões de passageiros (no ano fiscal de 2014 – 2015), representam o segundo grupo aeroportuário mais movimentado no Japão. O crescimento do tráfego no ano passado (+ 7,4%) beneficiou dos excelentes resultados do turismo no Japão e do desenvolvimento das companhias de baixo custo para as quais o aeroporto internacional de Kansai constitui o principal hub do país.

O plano de financiamento total da empresa concessionária é de 260 mil milhões de ienes (cerca de 1,94 mil milhões de euros), dos quais 80 mil milhões de ienes (cerca de 597 milhões de euros) serão pagos com contribuições de acionistas.

 

Vinci Airports passa a gerir 27 aeroportos internacionais

Com esta nova aquisição, a VINCI Airports entra no ranking dos cinco líderes mundiais em gestão aeroportuária, com um total de 27 aeroportos e mais de 100 milhões de passageiros movimentados por ano. Esta iniciativa realça as ambições internacionais do Grupo VINCI nesta área. Estes dois aeroportos assinalam o primeiro grande sucesso do Grupo VINCI no Japão, delineando a estratégia de desenvolvimento internacional da VINCI.

Contribuindo com o seu vasto histórico de prestação de serviços financeiros inovadores e a sua experiência em promoção e operações no setor imobiliário para o primeiro negócio de concessão aeroportuária em grande escala do Japão, a ORIX vai continuar a reforçar e expandir o seu negócio de gestão de ativos de infraestrutura no futuro.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...