Bem-vindo, !|Sair

Viracopos é o 1º aeroporto do Brasil a oferecer solução fitossanitária móvel para cargas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, é o primeiro terminal aéreo do Brasil a contar com uma estrutura móvel de Tratamento Térmico (HT, sigla em inglês) para tratamento fitossanitário da madeira bruta que entra ou deixa o país. Com investimento de dois milhões de reais, o serviço é oferecido em parceria com a Move Brasil, empresa especializada e credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e visa diminuir em até 90% o uso de Brometo de Metila (MB, sigla em inglês), método mais utilizado no país mas prejudicial ao meio ambiente, além de ser extremamente tóxico.

Além das vantagens ecológicas, o HT é muito mais ágil e seguro. A nova solução dura apenas três horas, enquanto o tratamento com MB leva 48 horas considerando os aspectos burocráticos. O serviço é prestado 24 horas por dia, sete dias por semana. “O tratamento fitossanitário é um procedimento de liberação rápida e eficaz de mercadorias, com uma tecnologia extremamente moderna, observando a mobilidade, a área de ocupação e a sustentabilidade”, explica o diretor Comercial de Viracopos, Aluizio Margarido.

Conforme determinação legal, toda a madeira bruta utilizada em embalagens, amarrações, suportes e material de acomodação de cargas, deve ser fiscalizada pelo MAPA como medida preventiva contra a entrada e disseminação de pragas no país – uma vez que estas pragas podem estar hospedadas e serem veiculadas por esse tipo de material.

Atualmente, 100% das cargas que utilizam madeira bruta que passam por Viracopos são inspecionadas pelo MAPA e em média 6% do total são condenadas e precisam de tratamento fitossanitário. A estrutura móvel é composta por um camião, uma câmara móvel e insuflável, e um módulo autónomo de aquecimento de ar. A capacidade diária é de 240 m³.

“Com esta nova opção de tecnologia, Viracopos passa a ser um dos aeroportos mais seguros do país no combate à entrada de pragas quarentenárias que podem ser encontradas na madeira bruta. Além de agilizar a logística de carga dos clientes”, afirma o diretor da Move Brasil, Murilo Aranha.

“A implementação desse novo serviço contou com o comprometimento de todos os agentes envolvidos, como os colaboradores do aeroporto, do MAPA, dos agentes de carga aduaneiros, companhias aéreas, importadores e exportadores”, ressalta o responsável por Novos Negócios de Carga de Viracopos, Gilberto Pedreira.

 

O Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar cerca de 40% de toda carga aérea importada no país. Em 2014 foi reconhecido pela FIRJAN como o aeroporto mais rápido do Brasil na liberação de cargas.

Como reconhecimento de sua busca por aprimorar, cada vez mais, a gestão de seus processos e ferramentas, Viracopos é o primeiro aeroporto do Brasil a receber a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), programa mundial do Comité da Organização Mundial das Aduanas (OMA), em 2014.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica