Quase tudo já passou pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (Estado de São Paulo, Brasil), nos seus 62 anos de história: elefanta, boiada com mais de 300 animais, girafa, canguru, tubarão, avião ‘baleia’, onça, carros de Fórmula 1, milhões de doses de vacinas, os equipamentos dos Rolling Stones e, até, a Rainha da Inglaterra. Desta vez, um Boeing 767-300-F pousou na madrugada da passada quinta-feira, dia 1 de junho, levando uma carga que vai deixar mais bela a vida de muitas pessoas nos próximos dias: 50 toneladas de rosas.
A equipa do Terminal de Carga preparou uma operação especial para garantir que as rosas cheguem no mais perfeito estado até o ‘Dia dos Namorados’, que no Brasil é assinalado no dia 12 de junho. Assim que a aeronave foi descarregada, as flores foram levadas diretamente para as câmaras frigoríficas do Terminal de Carga, onde devem permanecer armazenadas em temperatura adequada até à próxima semana.
As rosas, das mais variadas cores, vieram em um voo da Colômbia. Antes de serem despachadas para o transporte terrestre, as rosas passam por uma inspeção especial de técnicos do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). O carregamento foi importado por quatro empresas brasileiras.
Para o diretor comercial de Viracopos, Marcelo Mota, este tipo de operação é um grande desafio por causa da vulnerabilidade e perecibilidade da carga, mas Viracopos tem a infraestrutura e a expertise necessárias para agir com eficiência, segurança e agilidade nos mais variados tipos de operações.
“Não é à toa que Viracopos já recebeu o título de ‘Melhor Aeroporto de Carga do Mundo’, na sua categoria. A equipa do aeroporto está habilitada a lidar com os mais variados tipos de carga que chegam e saem do Brasil”, completou o diretor comercial da infraestrutura aeroportuária.