Bem-vindo, !|Sair

 ‘Voe Seguro’ fiscaliza Aviação Geral no Estado do Paraná (Brasil)     

 

No primeiro dia da 6ª Operação ‘Voe Seguro’, que ocorre em sete aeródromos do Estado do Paraná (PR), no Sul do Brasil, de 6 a 8 de Maio, foram emitidas 12 notificações de Condição Irregular de Aeronave (NCIA), de um total de 62 abordagens no primeiro dia de operação. A operação está sendo coordenada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com a participação da Receita Federal e Polícia Federal.

As ações de fiscalização verificam-se entre o nascer e o pôr-do-sol. As aeronaves são abordadas pelos fiscais ainda nas placas de estacionamento dos aeródromos.

A operação ‘Voe Seguro’ é parte de uma série de ações iniciadas em Janeiro de 2013, com a participação de diversos órgãos do Governo, para aumentar a segurança nos voos, coibindo infrações às regras do setor e o transporte irregular de passageiros, além de identificar irregularidades e, ao mesmo tempo, atuar de forma preventiva e educativa. Já foram realizadas cinco Operações Voe Seguro: no Rio de Janeiro (capital), na região de Angra dos Reis (RJ), no estado de São Paulo, na região Norte (Amazonas e Pará) e no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Ação de cada órgão na Operação VOE SEGURO

 

ANAC

Os inspetores de aviação civil da Agência fiscalizam as operações, aeronaves, pilotos, empresas e profissionais envolvidos na manutenção de aeronaves. Em cada abordagem, é observada a validade da documentação da tripulação (pilotos) e da aeronave, manutenção irregular ou vencida, condições precárias das aeronaves (pneu careca, pequenos danos na aeronave, etc.), carga fora das especificações, táxi-aéreo pirata, passageiro no lugar do copiloto, excesso de peso e passageiro, entre outras irregularidades que podem ser identificadas pela Agência.

 

Receita Federal

A Receita Federal acompanha a fiscalização e atua nos casos de identificação de cargas e/ou produtos importados ou exportados de forma irregular.

 

Polícia Federal

Os agentes da Polícia Federal são requeridos para realizar a segurança das equipes de fiscalização e identificar possíveis atos de interferência ilícita de qualquer tipo.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica