Voo TAP de Belém para Lisboa cancelado devido a saída de pista do avião

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um pequeno incidente com o Airbus A330-200 CS-TOJ da TAP Portugal no Aeroporto de Belém, no Estado do Pará, ontem à noite, pelas 19h15 locais (mais quatro horas em Lisboa), levou ao cancelamento do voo que deveria descolar para Lisboa.

Segundo conseguimos saber junto de fontes aeroportuárias brasileiras o avião que seguia num dos ‘taxi ways’ (caminho de circulação entre pistas de serviço) de acesso à pista de descolagem terá saído do piso betuminoso e enterrado um dos trens na relva lateral e se afundado na lama, já que tinha chovido bastante e o terreno estava bastante mole.

A imprensa de Belém refere que os 115 passageiros foram retirados imediatamente do aparelho, para evitar que o trem continuasse a enterrar no terreno empapado de água, e a TAP accionou os procedimentos de acordo com as normas nestes casos, tendo garantido transporte e hospedagem em hotéis locais para os passageiros que assim o desejaram. O ‘Diário do Pará’ relata que um dos motores do avião ficou assente no chão.

Técnicos da companhia irão fazer uma avaliação dos estragos sofridos pelo trem e ainda no dia de hoje será tomada uma decisão quanto ao transporte dos passageiros que deveriam chegar esta manhã, pelas 07h00 locais a Lisboa. Entretanto o movimento aéreo na pista principal do aeroporto está interrompido até à retirada do avião para a placa de estacionamento. Funciona uma pista auxiliar que permite a continuidade do tráfego doméstico e regional de aeronaves comerciais.

Este era o terceiro voo da TAP para Belém, depois da inauguração da linha no passado dia 3 de Junho.

Não houve quaisquer incidentes com os passageiros, que desembarcaram normalmente.

 

TAP Portugal confirma incidente

Em Lisboa, ao fim da manhã de hoje, dia 9 de Junho, o Serviço de Comunicação da TAP divulgou uma nota em que confirma o incidente e dá conta dos procedimentos efectuados:

«O voo TP35 que fazia a viagem Belém/Lisboa, com horário de saída ontem às 19.15 locais, quando se posicionava para a descolagem saiu do seu percurso normal tendo ficando imobilizado na berma da pista. Não se verificou qualquer risco para a aeronave nem para as pessoas a bordo, tendo sido já iniciada uma investigação para determinar as causas que originaram esta situação. Os 115 passageiros a bordo não sofreram qualquer inconveniente além de terem a sua partida atrasada, o que lamentamos, estando alojados em hotéis da capital do Pará. Os serviços técnicos da TAP estão a estudar a melhor forma de solucionar o problema para retomar a normalidade da operação.»

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...