Voos da TAP retornam a Lisboa sem poder aterrar na Madeira devido ao nevoeiro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O nevoeiro afectou o movimento aéreo no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo na quarta-feira, dia 19 de dezembro. Um situação que prevaleceu até ao fim do dia.

Desde meio da manhã que vários aviões divergiram para os aeroportos de Las Palmas (Grã Canária, Ilhas Canárias) e da ilha do Porto Santo, onde aguardaram a melhoria do tempo, nomeadamente melhor visibilidade para pousarem na ilha da Madeira.

Uma aberta por volta do meio-dia possibilitou a aterragem de alguns aviões que estavam no Porto Santo. Contudo, um Airbus A320 da TAP Air Portugal, matrícula CS-TNH, que faz o voo TP1685, procedente de Lisboa, não teve a mesma sorte e depois de descolar pelas 12h16 locais da ilha do Porto Santo, esteve cerca de 35 minutos às voltas entre as duas ilhas, sem conseguir uma nova aberta que lhe permitisse a aterragem em segurança. Este avião já tinha estado na Madeira a tentar aterrar pelas 11h00 locais mas o comandante abortou o pouso mesmo sobre a pista e optou por ir até Porto Santo, onde aguardou melhor oportunidade que, infelizmente, não surgiu.

O voo TP 1685 regressou a Lisboa, sem ter desembarcado os passageiros que, como é habitual, aguardaram no aeroporto da capital portuguesa a indicação de um novo voo para a ilha da Madeira. O comandante de um outro voo da TAP, o TP1695 (Airbus A319, CS-TTD), que deveria ter aterrado pelas 11h15 locais na Madeira, já tinha optado por regressar a Lisboa na manhã desta quarta-feira.

Durante a tarde, dois outros voos da TAP regressaram a Lisboa depois de terem estado próximo do Aeroporto da Madeira. O voo TP1689, (feito com um avião A319 da Aigle Azur que está fretado à TAP, matrícula F-HBAL), deveria ter aterrado pelas 14h20; e o TP1697 (Airbus A320, matrícula CS-TNY) que partiu de Lisboa pelas 15h46. Este avião, cerca das 17h00, quando estava a poucas milhas da ilha do Porto Santo, regressou a Lisboa, face a se manterem as restrições de operação na ilha da Madeira.

Resumindo a operação da TAP para a Madeira nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, e até às 17h30 locais (mesma hora UTC), aterraram de manhã dois aviões: um do Porto e outro de Lisboa; voltaram para Lisboa quatro aviões, que provocaram a anulação de quatro voos da Madeira para a capital portuguesa. Ao princípio da noite a operação foi retomada.

Um avião da Transavia France, oriundo do Porto, deixou os passageiros na ilha do Porto Santo, e regressou. Embarcaram ao fim da tarde no navio-ferry que faz as ligações marítimas entre as suas ilhas da Madeira, tendo chegado do Funchal pelas 21h30.

Na quinta-feira, dia 20 de dezembro, as operações no Aeroporto da Madeira estão regularizadas. A TAP reforçou a rota com aviões A321 de maior capacidade.

Esta situação de nevoeiro, muito rara na zona do Aeroporto da Madeira, ao longo das últimas três décadas, tem se verificado com alguma pertinência nos últimos dois anos, com cada vez mais constrangimentos ao nível das condições atmosféricas. Por ser na época de Natal, em que há maior movimento de aviões e passageiros, quer residentes e emigrantes, quer turistas, a inoperacionalidade do aeroporto causa mais e maior transtorno.

 

  • Notícia atualizada na quinta feira, dia 20 de dezembro, às 13h30 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...