Voos de reconhecimento previnem fogos florestais em Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Unicâmbio dá milhas 1€=1Milha


Um avião de reconhecimento, avaliação e coordenação aérea realizou no domingo, dia 8 de julho, um voo de vigilância no sul de Portugal devido ao agravamento do risco de incêndio florestal no Algarve, disse à agência Lusa o Ministério da Administração Interna (MAI).

“Tendo em conta o agravamento do risco de incêndio florestal no Algarve, nos próximos dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil vai reforçar as medidas de prevenção no sul do país através do envio de um avião de reconhecimento, avaliação e coordenação aérea”, informou o MAI, que disse que o voo teve especial incidência nas serras de Monchique e do Caldeirão, no Algarve.

Com o nível IV de empenhamento operacional, que teve início no passado dia 1 de julho, os aviões de reconhecimento, avaliação e coordenação aérea estão operacionais a partir dos centros de meios aéreos de Viseu e de Ponte de Sor.

Estes aviões, que permitem localizar novas ocorrências de incêndios rurais e identificar locais de possíveis reacendimentos e reativações, possuem equipamentos que permitem a deteção de pontos quentes com recurso a imagem térmica, a sua localização e a consequente transmissão dos dados para apoio à decisão operacional.

De acordo com o MAI, as imagens térmicas podem ser registadas tanto em período diurno como noturno.

Sempre que é detetado um foco de incêndio ou pontos quentes numa área ardida, com elevado potencial de reacendimento, é efetuado o registo de imagem, com georreferenciação do local, “garantindo-se a imediata análise da situação através da estrutura operacional” da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), refere o MAI na nota enviada à Lusa.

O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita refere ainda que “a imediata comunicação rádio entre a aeronave e o Comando Nacional de Operações de Socorro, com indicação precisa da situação, da toponímia do local e coordenadas, permite a rápida e adequada ativação de meios através dos comandos distritais de operações de socorro da ANPC”.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais conta também, na região do Algarve, com mais um helicóptero pesado Kamov a operar a partir de Loulé, no Algarve, sul de Portugal.



Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...