Vulcão encerra Aeroporto Internacional da Cidade da Guatemala

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O aeroporto internacional La Aurora, na Cidade da Guatemala, foi encerrado na tarde deste domingo, dia 3 de junho, por motivos de segurança, devido à erupção do ‘Vulcão do Fogo’, que já provocou 25 mortos, cerca de 300 feridos, dos quais 20 em estado grave, e mais de três mil desalojados, segundo informações das agências internacionais na madrugada desta segunda-feira.

O vulcão, cuja chaminé está a 3.763 metros de altitude, situa-se nas regiões de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilómetros a oeste da capital de Guatemala (Cidade da Guatemala), zonas que são, por isso, as mais afetadas.

A erupção que se iniciou este domingo do Vulcão de Fogo é a segunda verificada neste ano e a mais forte dos últimos anos e está a provocar espessas colunas de cinzas que sobem até mais de 10 mil metros de altura e caem depois num raio alargado, chegando mesmo à Cidade da Guatemala.

Na pista do Aeroporto Internacional La Aurora encontram-se estacionados diversos aviões de passageiros de companhias comerciais nacionais e estrangeiras, cujos motores se encontram protegidos da queda das cinzas que cobrem a pista e os caminhos de circulação da estrutura aeroportuária.

Diversas máquinas de companhias de engenharia militar e de serviços públicos estão a varrer a pista de aterragem para evitar a acumulação de cinzas que estão a ser constantemente expelidas pelo vulcão.

Não há previsão para a reabertura do aeroporto. As companhias impedidas de operar na Cidade da Guatemala estão a alterar os bilhetes dos seus passageiros sem custos acrescidos.

Informações divulgadas durante a madrugada indicam que pelas 07h00 locais (14h00 UTC) haverá uma reunião do gabinete de segurança do aeroporto, na qual será avaliada a situação decorrente do vulcão e será decidida a reabertura ou não do movimento aéreo na capital da Guatemala.

 

  • Notícia atualizada às 08h30 UTC de segunda-feira, dia 4 de junho.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...