A fábrica de aviões eslovena Pipistrel Aircraft anunciou na semana passada que assinou um acordo a longo prazo com a empresa norte-americana Uber para explorar o conceito de ‘Uber Elevate Network’, que poderá permitir o desenvolvimento e implantação em grande escala de veículos elétricos com descolagem e aterragem vertical (VTOLs, em inglês), para deslocações curtas no espaço urbano.
O anúncio foi feito em Dallas, no Estado do Texas (EUA), durante a sessão de abertura do ‘Uber Elevate Summit’.
A empresa de transporte privado já tinha revelado em 2016, o projeto ‘Elevate’, desenhado para aliviar o transporte urbano através do uso de uma rede de aparelhos elétricos de descolagem vertical.
Em parceria com a Pipistrel, a Uber está a planear operar uma rede através da qual os veículos elétricos (VTOL) irão fornecer serviços de logística de transporte e entrega, nas mais diversas cidades do mundo. Para além disso, irá ainda participar no desenvolvimento de software e hardware de controlo do espaço aéreo para a gestão d aplataforma VTOLs Pilotes, na ‘Elevate Network’, e fornecer a conectividade de interface com controladores/reguladores do espaço aéreo.
Já a Pipistrel desenvolverá aviões para satisfazer operações urbanas de curta distância como base para as especificações de desempenho do VTOL.
“Estou orgulhoso e animado por a Uber reconhecer os nossos valores, experiência e liderança em voo elétrico. Esta parceria marca o início de uma viagem emocionante em direção a novas formas de viajar, não só para poupar tempo, mas também para sermos amigos do ambiente.”, disse Ivo Boscarol, presidente executivo do grupo Pipistrel.
“A Uber está animada em ter a Pipistrel a trabalhar conosco, começando a desenvolver VTOLs para Uber Elevate. A Pipistrel é a única empresa no mundo que constrói e vende aviões elétricos presentemente. Com a entrada em funcionamento da nova fábrica, que aumentará a capacidade de produção, a Pipestrel é um parceiro valioso para tornar realidade a rede VTB da Uber”, acrescentou Mark Moore, diretor de Engenharia de Aviação da Uber.
O objetivo conjunto da Uber e da Pipistrel é que os veículos iniciais estejam prontos até 2020, data em deverá ocorrer os primeiros testes operacionais.