A KLM efectua hoje o último voo com o Boeing 747-406 de Amesterdão, Holanda, para o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, na ilha de Saint Martin, nas Caraíbas.
Trata-se do fim de uma das aterragens mais espetaculares do mundo, admirada por profissionais e entusiastas de aviação.
O voo passará a ser operado por um bi-motor um Airbus 330-300, numa mudança operacional potenciada por controle de custos.
A aterragem dramática acontecerá hoje às 11:02 locais ou 14h02 UTC. Poderão seguir o voo através do Flight Radar neste link, e assistir ao último pouso através da Web Cam de Maio Beach com som ambiente e do ATC local neste link
Das companhias a voar com quadrimotores restarão a Air France que tem na sua programação voos com o A340 (voo AF 498) e os voos charter ocasionais que continuarão a trazer a Rainha dos Céus à ilha caribenha de St Martin.
Sobre o Aeroporto
O Aeroporto Internacional Princesa Juliana localiza-se na ilha de Saint Martin, nas Caraíbas, na parte sob jurisdição do Reino da Holanda.
O aeroporto nas Antilhas Holandesas é o segundo com maior movimento no Caribe, depois do Aeroporto de Luís Munoz, em San Juan de Porto Rico. Foi batizado com o nome da princesa herdeira Juliana dos Países Baixos, que para lá viajou pela primeira vez em 1944 precisamente um ano depois da abertura do aeroporto a voos comerciais.
Com os códigos IATA:SMX /ICAO:TNCM este aeroporto tem uma única pista de aterragem 10/28, com apenas quatro metros(14ft) de elevação e famosa por ser curta para os movimentos e obstáculos que apresenta, pois tem uma extensão de 2.300 metros (7,546ft).
É uma das pistas de aviação mais mediáticas do mundo aquando das aproximações pela lado da praia, isto porque a soleira da pista 10 é praticamente, a praia!
Trata-se de um aeroporto famoso pelo clima e praias paradisíacas, que virou local de culto para os entusiastas de aviação, profissionais e spotters de todo o mundo e de operação complexa. Na aproximação à pista 10, pela praia de Maho, os pilotos têm de estar atentos ao fatores água e luz, que podem originar desorientação quanto à sua altitude percebida. Já na descolagem a pista 10 também apresenta alguma complexidade por ser curta, e por ter de ser iniciada uma curva logo após a descolagem para evitar obstáculos, neste caso umas montanhas que ficam no enfiamento.
Devido à partilha nas redes sociais, milhares de fotos e vídeos percorrem o mundo inteiro, não deixando ninguém indiferente, com as passagens de grandes jatos mesmo por cima das cabeças dos turistas e com os famosos jet-blasts aquando das descolagens.
Foto de destaque por : 8K Next