A última vez de uma das mais belas aproximações de Boeing 747

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750” height=

A KLM efectua hoje o último voo com o Boeing 747-406 de Amesterdão, Holanda,  para o  Aeroporto Internacional Princesa Juliana, na ilha de Saint Martin, nas Caraíbas.

klm-landing-747-maho-beach-photo-by-alljengiflickr
Foto por alljengi/Flickr

Trata-se do fim de uma das aterragens mais espetaculares do mundo, admirada por profissionais e entusiastas de aviação.

O voo passará a ser operado por um bi-motor um Airbus 330-300, numa mudança operacional potenciada por controle de custos.

A aterragem dramática acontecerá hoje às 11:02 locais ou 14h02 UTC. Poderão seguir o voo através do Flight Radar neste link, e assistir ao último pouso através da Web Cam de Maio Beach com som ambiente e do ATC local neste link

Das companhias a voar com quadrimotores restarão a Air France que tem na sua programação voos com o A340 (voo AF 498) e os voos charter ocasionais que continuarão a trazer a Rainha dos Céus à ilha caribenha de St Martin.

 

 

Sobre o Aeroporto

O Aeroporto Internacional Princesa Juliana localiza-se na ilha de Saint Martin, nas Caraíbas, na parte sob jurisdição do Reino da Holanda.

O aeroporto nas Antilhas Holandesas é o segundo com maior movimento no Caribe, depois do Aeroporto de Luís Munoz, em San Juan de Porto Rico. Foi batizado com o nome da princesa herdeira Juliana dos Países Baixos, que para lá viajou pela primeira vez em 1944 precisamente um ano depois da abertura do aeroporto a voos comerciais.

Com os códigos IATA:SMX /ICAO:TNCM este aeroporto tem uma única pista de aterragem 10/28, com apenas quatro metros(14ft) de elevação e famosa por ser curta para os movimentos e obstáculos que apresenta, pois tem uma extensão de 2.300 metros (7,546ft).

É uma das pistas de aviação mais mediáticas do mundo aquando das aproximações pela lado da praia, isto porque a soleira da pista 10 é praticamente, a praia!

Trata-se de um aeroporto famoso pelo clima e praias paradisíacas, que virou local de culto para os entusiastas de aviação, profissionais e spotters de todo o mundo e de operação complexa. Na aproximação à pista 10, pela praia de Maho, os pilotos têm de estar atentos ao fatores água e luz, que podem originar desorientação quanto à sua altitude percebida. Já na descolagem a pista 10 também apresenta alguma complexidade por ser curta, e por ter de ser iniciada uma curva logo após a descolagem para evitar obstáculos, neste caso umas montanhas que ficam no enfiamento.

 

Devido à partilha nas redes sociais, milhares de fotos e vídeos percorrem o mundo inteiro, não deixando ninguém indiferente, com as passagens de grandes jatos mesmo por cima das cabeças dos turistas e com os famosos jet-blasts aquando das descolagens.

Foto de destaque por :  8K Next

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Aeroporto Internacional de Maputo instala portões eletrónicos para travar criminalidade transfronteiriça

O ministro do Interior de Moçambique (MINT), Pascoal Ronda,...

Aeroportos explorados pela Infraero Brasil com grande movimentação no feriado prolongado

Os 13 aeroportos regionais operados pela Infraero Brasil com...

Embraer vence prestigiado prémio internacional de excelência empresarial

A Embraer venceu a 6ª edição do Global KAIZENTM...