Avião da TAP colide com moto ao aterrar em Conacri – Morreram os dois motociclistas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Airbus A320neo da TAP Air Portugal teve um acidente na noite desta sexta-feira, dia 2 de setembro, no momento da aterragem no Aeroporto Internacional de Conacri, na Guiné (pelas 23h40 locais), que provocou duas mortes.

O avião da companhia portuguesa estava a terminar o voo regular TP1492 (tinha descolado de Lisboa pelas 20h32), quando no momento da aterragem no aeroporto da capital da Guiné-Conacri, colidiu com uma motorizada que nesse momento atravessava a pista, tendo os dois ocupantes sido sugados por um dos motores da aeronave. Uma primeira informação foi veiculada através de um comunicado da TAP Air Portugal distribuído em Lisboa pelas 02h25 deste sábado, dia 3 de setembro. Dava conta então da morte de um motociclista. Uma informação difundida durante este sábado pelo Aeroporto Internacional Ahmed Sékou Touré, publicada na rede social Twitter, dava conta de que a motorizada tripulada por um agente de segurança do aeroporto levava mais um passageiro, que também morreu no acidente.

“A TAP lamenta profundamente o sucedido e apresenta as suas sentidas condolências à família da vítima mortal [depois concluiu-se que foram duas as vítimas fatais]”, destaca o comunicado, no qual a companhia portuguesa assegura que “foram cumpridos todos os procedimentos de segurança mas, ainda assim, não foi possível evitar o referido acidente”.

Passageiros e tripulantes da aeronave desembarcaram e encontram-se bem. A TAP indicou entretanto, neste sábado, que “tomou todas as providências” quanto aos passageiros que esperavam viajar do aeroporto de Conacri para Lisboa, num voo que seria realizado pelo avião acidentado e que deveria partir pelas 23h45 de sexta-feira, dia 2, (com chegada prevista a Lisboa pelas 05h10 deste sábado, dia 3) e que foi cancelado. “A TAP tomou todas as providências e já os protegeu em voos de outras companhias aéreas”, disse à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ uma fonte oficial da companhia aérea.

O avião sofreu avultados danos materiais, nomeadamente no motor que colidiu com a motorizada e que sugou os dois homens. Encontra-se retido no Aeroporto Internacional Ahmed Sékou Touré, que serve a cidade de Conacri, capital da República da Guiné, na África Ocidental. Os danos serão inventariados por uma equipa da Manutenção e Engenharia da TAP, que se deslocará a Conacri.

A Autoridade Guineense de Aviação Civil está a investigar o acidente, como é normal neste tipo de acontecimentos, anunciou o aeroporto. “Uma investigação conduzida pela Autoridade de Aviação Civil da Guiné (AGAC), com o apoio do Departamento de Segurança e Proteção (SOGEAC), está em curso para averiguar as causas e as responsabilidades das partes envolvidas”, lê-se na nota publicada na rede social Twitter.

 

“A TAP está naturalmente a colaborar com as autoridades locais para se apurarem as circunstâncias que levaram a esta lamentável situação”, referiu a companhia aérea portuguesa na nota de imprensa divulgada na madrugada deste sábado, dia 3 de setembro.

A TAP Air Portugal voa entre Lisboa e Conacri desde julho de 2019, com três frequências semanais. Trata-se de uma rota com grande procura, nomeadamente por parte de emigrantes guineenses que vivem e trabalham na Europa, que fazem escala em Lisboa, nas suas deslocações de e para África.

 

  • Na imagem de abertura vemos o Airbus A320neo da TAP, matrícula CS-TVI, fotografado no Aeroporto do Porto Santo, no dia 21 de maio deste ano, onde fez uma escala não programada devido a doença súbita de um passageiro que viajava entre Lisboa e o Mindelo, em Cabo Verde. Foto © Paulo Brito.

 

  • Notícia corrigida e atualizada às 21h00 UTC de sábado, dia 3 de setembro de 2022.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...