Um avião Airbus A321 da companhia alemã Condor sofreu um incidente pouco normal no Aeroporto Internacional de Schönefeld/Berlim na madrugada da passada quarta-feira, dia 2 de dezembro: uma torre de iluminação do aeroporto foi derrubada por uma asa do próprio aparelho, tendo caído sobre o cockpit dentro do qual estava um técnico de manutenção da companhia.
O técnico foi levado a um hospital com ferimentos leves e teve alta mais tarde. O resultado da queda da torre sobre a aeronave é que provocou prejuízos materiais bastante importantes, ainda não totalmente avaliados pela companhia.
O avião estava a ser rebocado por um trator de pista sem a presença ou participação de pilotos na operação, o que não é necessário na movimentação de aeronaves no solo, desde que tenham os motores fechados. Pelos vistos houve um erro de manobra e a asa direita da aeronave derrubou a torre metálica que caiu descontrolada sobre o Airbus A321. O motorista do trator não sofreu ferimentos.
O avião (registo D-AIAF) será rebocado nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, para um hangar, onde técnicos da companhia e da Airbus, irão avaliar os prejuízos. Como é normal nestes casos uma comissão de inquérito constituída por inspetores da autoridade nacional de aviação da Alemanha e do Aeroporto de Schönefeld/Berlim está já a trabalhar para apurar as causas que motivaram este incidente. O avião ficará parado algumas semanas, segundo informações aeroportuárias. A companhia não se manifestou sobre o assunto.
- Foto: Max Wellman/’Bild’
Em relacao a este paragrafo – O avião (registo D-AIAF) será rebocado nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, para um hangar, onde técnicos da companhia e da Boeing, irão avaliar os prejuízos.
Porque tecnicos da Boeing e nao da Airbus?
Claro, foi engano… Vamos emendar. Obrigado