Um avião Airbus A340-600 da South African Airways que descolou na manhã de quarta-feira, dia 4 de janeiro, do Aeroporto de Nova Iorque/JFK, pelas 10h37 locais (15h37 UTC), solicitou o retorno ao mesmo aeroporto poucos minutos após a descolagem. Aterrou cerca de duas horas após a descolagem, depois de ter feito diversas voltas sobre o mar, no Oceano Atlântico frente à costa leste dos Estados Unidos, para queimar combustível. O pouso decorreu de forma normal e sem incidentes visíveis.
A aeronave, matrícula ZS-SNI, fazia o voo SA204 com destino à cidade de Joanesburgo, na República da África do Sul, onde deveria pousar pelas 08h00 locais de quinta-feira, dia 5 de janeiro, depois de um percurso de cerca de 14 horas, sem escalas.
O avião sofreu uma avaria técnica que os serviços de manutenção em escala da companhia solucionaram. Os passageiros e tripulantes recolheram a hotéis em Nova Iorque, onde pernoitaram. A aeronave, depois de reparada, retomou viagem na quinta-feira, dia 5 de janeiro, tendo partido do Aeroporto John Kennedy pelas 09h12 locais. Deverá pousar no Aeroporto Internacional Oliver R. Tambo, na cidade de Joanesburgo, pelas 06h00 da manhã de sexta-feira, dia 6 de janeiro.
- Notícia atualizada – 18h30 UTC de quinta-feira, dia 5 de janeiro.