Um Airbus A350-900 da Ethiopian Airlines, matrícula ET-AVD, aterrou na manhã desta segunda-feira, dia 11 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Maputo, em voo direto do Aeroporto de Belo Horizonte/Confins, que serve a cidade capital do Estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil.
Esta foi a sexta operação que a companhia etíope realizou no aeroporto da cidade de Belo Horizonte, a maioria transportando técnicos brasileiros que estão deslocados na República de Moçambique, a trabalhar para a Vale, uma multinacional brasileira de pesquisa e extração de minérios que tem a concessão de exploração de carvão em Moatize, na província de Tete, desde há 10 anos.
Nesta zona da região central de Moçambique estão deslocadas várias centenas de profissionais brasileiros e suas famílias, muitos dos quais viajaram para o Brasil no ano passado, aquando do primeiro confinamento geral devido à pandemia de covid-19 e, em férias, no período de Natal e Passagem de Ano. Foram estes que regressaram nesta segunda-feira.
Os passageiros brasileiros desembarcaram em Maputo após 09h52 de voo direto num dos mais modernos aviões de passageiros do mundo e seguirão em outros voos domésticos para Tete, um percurso que ainda durará mais cerca de 01h45 de voo até chegarem ao destino, onde retomarão os seus trabalhos.