A350 XWB iniciou circuito mundial de certificação – São Paulo receberá o novo avião

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Airbus A350-900, o avião de passageiros mais moderno do mundo, descolou na manhã de hoje, 24 de Julho, para a sua fase final de certificação. Os testes, denominados ‘Route Proving’, são projectados para demonstrar que o avião está pronto para iniciar operações comerciais. A cidade brasileira de São Paulo está incluída no itinerário, sendo a única no mundo da língua portuguesa a receber a nova aeronave da Airbus, nesta fase de testes. Ainda nesta década, o A350XWB fará parte das frotas de duas companhias lusófonas: a TAP Portugal e a Azul – Linhas Aéreas Brasileiras.

São incluídos neste roteiro de viagens testes de comportamento em aeroportos de grande altitude, ensaios de aterragem automática, serviços de ‘handling’ e escala técnica em aeroportos. Alguns voos terão passageiros a bordo e o itinerário mundial do A350 compreende 14 aeroportos em todo o mundo e uma rota através do Pólo Norte.

A volta mundial do A350 MSN5 faz parte dos testes de rota para a certificação. A aeronave (MSN5) é um dos cinco aviões de teste e um dos dois com uma cabina totalmente funcional (42 lugares em classe executiva e 223 na classe económica). Os voos do A350 serão operados pelas tripulações de voo da Airbus, com a participação de pilotos pertencentes à Autoridade da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

Os testes fazem parte dos últimos ensaios requeridos para a certificação da aeronave, agendada para o terceiro trimestre deste ano. A primeira entrega, na Qatar Airways, está prevista para o final do ano.

As três semanas de testes (quatro viagens) começam em Toulouse, França. A primeira viagem inclui destinos como o Canadá, através do Pólo Norte, e Frankfurt, na Alemanha. A segunda segue para a Ásia, o mercado de aviação com mais rápido crescimento do mundo, e incluirá visitas a Hong Kong e Singapura. A terceira viagem leva o avião para Joanesburgo (África do Sul) e Sydney (Austrália). Depois, o A350XWB vai voar para Auckland (Nova Zelândia), seguido por Santiago do Chile e São Paulo (Brasil), antes de regressar a Toulouse. Na quarta e última viagem, o avião partirá de Toulouse para Doha (Qatar), e em seguida, para Perth (Austrália) e de volta a Doha. De Doha vai voar para Moscovo (Rússia), e em seguida, para Helsínquia (Finlândia), de onde vai descolar de volta para Toulouse.

Actualmente há cinco A350XWB desenvolvidos a voar e a participar activamente no intensivo programa de testes de voo, que já soma mais de 540 voos e 2.250 horas de voo.

O A350 XWB é a mais recente adição à linha de produtos da Airbus Widebody, líder de mercado. Oferecendo aos seus clientes uma redução de 25% no consumo de combustível, o novo A350 XWB de ‘mid-size’ e de longo alcance, é composto por três versões de 276 a 369 assentos. O A350 tem fuselagem e asas de fibra de carbono e estabelece novos padrões em termos de experiência para os passageiros, eficiência operacional e rentabilidade. No final de Junho de 2014, o A350 XWB tinha já ganho 742 encomendas de 38 clientes em todo o mundo.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Aeroporto Internacional de Maputo instala portões eletrónicos para travar criminalidade transfronteiriça

O ministro do Interior de Moçambique (MINT), Pascoal Ronda,...

Aeroportos explorados pela Infraero Brasil com grande movimentação no feriado prolongado

Os 13 aeroportos regionais operados pela Infraero Brasil com...

Embraer vence prestigiado prémio internacional de excelência empresarial

A Embraer venceu a 6ª edição do Global KAIZENTM...