A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou nesta segunda-feira, dia 2 de março, que vai assinar com a nova companhia norte-americana Breeze Aviation, um contrato de sublocação (subaluguer) de aeronaves que estão presentemente integradas na sua frota.
A notícia foi divulgada oficialmente após a realização da Assembleia Geral extraordinária realizada nesta segunda-feira, na cidade de São Paulo, Brasil, em que o negócio foi aprovado por 97 por cento dos votos recebidos no evento. Não refere o número de aeronaves constante no contrato.
“Gostaria de agradecer aos nossos acionistas por todo o seu apoio para nos ajudar a acelerar a transformação da nossa frota, a principal fonte de nosso crescimento e expansão de margem nos próximos anos. Além de nos fornecer flexibilidade adicional da frota, cada Embraer E1 substituído por uma aeronave de próxima geração contribuirá para uma redução significativa nos custos operacionais, além de contribuir para um aumento no fluxo de receita. Estamos ansiosos para substituir toda a nossa frota de E1 por aeronaves de próxima geração até 2022 ”, diss John Rodgerson, presidente executivo da Azul, citado num comunicado distribuído pela companhia aérea brasileira.
Conforme determinado pela política de transação com partes relacionadas da Azul, o acionista controlador da Azul, David Neeleman (fundador da Breeze Aviation) absteve-se de votar.
Quando foi anunciada a criação oficial da Breeze Aviation, a imprensa brasileira da especialidade, citando fontes relacionadas com o negócio noticiou que David Neeleman levaria 28 jatos Embraer E1 (EMB 195) para a nova empresa, sete dos quais deverão sair do Brasil já durante o corrente ano.
O site brasileiro de notícias de aviação aeroin.net indicou que a primeira lista de sete aeronaves estava pronta e será constituída pelas seguintes aparelhos:
- PR-AYG “Tudo Novo, Tudo Azul” – em março
- PR-AYI “Azul Celeste” – em março
- PR-AYN “Blue Angels” – em junho
- PR-AXI “Piloto Azul” – em agosto
- PR-AXK “Águia Branca” – em setembro
- PR-AYV “Brasil” – em outubro (pintura especial com a bandeira do Brasil, conhecido como Bandeira ou Bandeirinha)
- PR-AYW “Vento Azul” – em dezembro
Lukas Johnson, diretor comercial da Breeze Aviation, destacou a complementariedade dos Embraer com os Airbus que a nova companhia norte-americana já encomendou: “A capacidade e o bom desempenho do Embraer E195 em voos de baixa utilização e de médio curso tornam este aparelho no complemento ideal para os Airbus A220-300, que irão servir mercados de alta utilização e de longa distância”.