Açores avançam com duas passagens aéreas grátis por ano para estudantes deslocados em território nacional

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O programa ‘+ Jovem’, publicado nesta quinta-feira, dia 18 de julho, em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, tem como uma das primeiras medidas o pagamento de duas passagens aéreas aos estudantes deslocados da sua ilha para frequentarem o ensino universitário, seja noutra ilha açoriana, na da Madeira ou no continente português.

“É uma oportunidade de desenvolver o sentido de pertença, de desonerarmos das famílias o custo das viagens no período de interrupção letiva. E já tem início no arranque deste ano letivo”, afirmou o presidente do Governo Regional dos Açores.

Segundo o líder do Governo Regional, que falou aos jornalistas à margem de uma cerimónia pública na cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, a medida de apoio ao pagamento de duas viagens por ano letivo (ida e volta) vai ter efeitos retroativos ao ano letivo 2023/2024, com a atribuição de uma viagem ida e volta, sendo que o período de candidaturas deverá arrancar no início de agosto.

Outra das medidas deste pacote é a criação de um mecanismo de registo simplificado numa bolsa de empregabilidade que favoreça o recrutamento dos jovens que tenham estudado fora da região, tendo o presidente do Governo Regional revelado que a medida deverá entrar em vigor “já em setembro”.

Por outro lado, “no quadro da empregabilidade pretendemos assegurar que o regresso dos jovens para fixarem a sua vida profissional nos Açores tenha como apoio e incentivo (…) a devolução do valor equivalente ao pagamento das propinas e do IRS, para os jovens até aos 35 anos que se comprometam a desenvolver a sua atividade profissional nos Açores, durante cinco anos”, acrescentou Bolieiro.

O pacote, que integra no total sete medidas, inclui ainda a atribuição de um cheque livro no valor de 100 euros aos jovens açorianos que atinjam a maioridade, assim como a criação de um gabinete ao estudante deslocado.

Este pacote integra ainda, entre outras medidas, a criação de um sistema em que os estudantes a estudar fora da região apenas pagam o valor máximo previsto no âmbito do subsídio social de mobilidade, por viagem de ida e volta para o continente e para a Madeira, em parceria com as agências de viagem, para fixar o preço máximo em 99 euros para o continente, e 89 euros para a Madeira.

Na sua intervenção, José Manuel Bolieiro apelou “à justa ambição dos jovens” para que no seu percurso educativo procurem “o sucesso em vez de uma visão pessimista”.

O chefe do executivo açoriano deixou ainda a mensagem aos jovens para que tenham orgulho nas suas origens e na sua terra, exortando-os a não perderem o sentimento de pertença.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

GOL Aerotech completa 18 anos como referência em manutenção de aeronaves no Brasil

Um dos maiores Centros de Manutenção aeronáutica da América...

Embraer receberá 135 milhões de euros de indemnização da Boeing por negócio não concretizado

A construtora aeronáutica brasileira Embraer informou que receberá 150...