Açores defende modelo simplificado para reembolso do subsídio social de mobilidade aérea

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A secretária do Turismo e Mobilidade do Governo Regional dos Açores manifestou-se favorável à simplificação do reembolso do subsídio social de mobilidade aérea e defendeu a criação de um grupo de trabalho que encontre uma solução que seja boa para a região autónoma.

“Deve-se continuar a pugnar por um sistema mais simplificado no reembolso do subsídio”, afirmou nesta quarta-feira, dia 22 de junho, Berta Cabral.

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas defendeu que “é fundamental criar um novo grupo de trabalho ou retomar o anterior para analisar todas as situações com o objetivo de se alcançar uma solução de compromisso que seja aplicável, que seja boa para os Açores e para os açorianos e que não onere o orçamento regional”.

A governante regional foi ouvida na Comissão Especializada Permanente de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores, no âmbito de três projetos de diplomas apresentados pelos partidos políticos Chega e Bloco de Esquerda (BE) e pelo deputado independente Carlos Furtado (ex-Chega).

“Reiteramos que é muito oneroso para os residentes, e em particular para as famílias, custear a totalidade dos bilhetes no momento de aquisição”, salientou Berta Cabral na comissão parlamentar perante a qual assegurou que o Governo Regional “está disponível para acompanhar todas as soluções que sejam propostas” para que se alcance um “compromisso que não penalize os Açores”.

Segundo a governante, o grupo de trabalho, com representação da Assembleia Regional, “tem de estar muito alinhado com os Governos Regionais dos Açores e da Madeira” e com os parlamentos de ambas as regiões.

Berta Cabral referiu que devem ser encontradas soluções “exequíveis”, assinalando que o atual modelo “bem ou mal tem funcionado”.

O Governo Regional dos Açores assinala que “há linhas vermelhas” que não podem ser ultrapassadas nesta discussão. Desde logo, “não aumentar” o valor de 134 euros que pagam os residentes em deslocações aéreas ao continente, “garantir o número de companhias que voam para a região”.

E o modelo que for encontrado “não pode onerar o orçamento regional”, pois “já houve compromissos do Governo da República que ficaram pelo caminho”, acrescentou.

A governante lembrou que “é um compromisso da Assembleia da República e é um dever do Estado Português assegurar a continuidade territorial”.

“Essas são as nossas linhas vermelhas. A partir daí tudo o que vier é bom, mas tudo o que vier pior nós não podemos permitir”, vincou.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...