A companhia de voos regionais Aero Vip apresentou a única proposta para a exploração da ligação aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, do Norte ao Sul de Portugal, que deverá arrancar durante o corrente Verão, revelou a agência noticiosa Lusa que cita fonte do Grupo Seven Air, que detém a companhia aérea.
A Aero Vip – Companhia de Transportes e Serviços Aéreos, S. A. foi responsável pela carreira aérea Bragança-Vila Real-Lisboa até Novembro de 2012, mês em que o Governo decidiu suspender a ligação, após 15 anos de voos ininterruptos.
A companhia do grupo português Seven Air, baseado no Aeródromo Municipal de Cascais, nos arredores de Lisboa, é desde o ano passado concessionária dos voos de ligação entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo. O contrato, que é cumprido com um avião Dornier Do-228, com capacidade para transportar 18 passageiros, decorre até 2017.
Novo voo estimulará mobilidade do Norte ao Sul de Portugal
O modelo de obrigações de serviço público (OSP) agora imposto, pelo Governo Português, para o transporte aéreo entre Bragança e Portimão, com escalas em Vila Real, Viseu e Cascais, visa estimular a mobilidade e a atividade económica entre regiões, de Norte a Sul do País, proporcionando melhores e mais rápidas acessibilidades entre os diferentes pontos do território continental.
Relativamente à frequência de ligações aéreas deste serviço, o referido modelo de OSP prevê a realização de pelo menos duas frequências de ida e volta na estação Verão IATA, de segunda-feira a sábado e uma frequência de ida e volta na estação Inverno IATA, igualmente de segunda-feira a sábado.
A duração máxima prevista para as viagens entre Bragança e Lisboa é de 1h40m, sendo que o tempo total máximo de viagem entre Bragança e Portimão, com todas as escalas será de 2h50.
O preço expectável das tarifas-base para ida e volta entre Bragança e Portimão terá o valor de 148 euros.
- Foto: Paulo Brito