O Aeroporto de Londres/Luton, no Reino Unido, foi reaberto na tarde desta quarta-feira, depois de estar encerrado, desde a, devido a um violento incêndio que teve início na noite de terça-feira, dia 11 de outubro, num carro estacionado num dos parques de estacionamento para automóveis (LINK notícia relacionada).
Um comunicado dos responsáveis pela gestão do aeroporto londrino, que acolhe um grande movimento de aviões, sobretudo de companhias de baixo custo e para destinos de férias, além de aviação executiva, distribuído pelas 15h48 locais (mesma hora UTC), anunciava a reabertura do Aeroporto de Londres/Luton. O primeiro voo a aterrar foi um avião da Wizz Air proveniente de Cardiff.
O aeroporto revelou também que tinha reforçado o pessoal nas áreas de acolhimento e controlos de segurança de passageiros para uma maior fluidez do movimento que se espera grande nas próximas horas.
No rescaldo do incêndio há registar o desmoronamento de alguns tabuleiros do interior do edifício e a perda de cerca de 1.200 automóveis que se encontravam parqueados no ‘Terminal Car Park 2’. Um técnico especialista em infraestruturas disse a um canal de televisão britânico que o sobreaquecimento do ferro armado incorporado com o betão na construção está bastante ardido e estaladiço, pelo que aponta como melhor solução, o derrube do edifício com os carros no seu interior, por precaução, para evitar acidentes pessoais.