Aeroporto de Macau apresenta até final do ano projeto do segundo terminal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Companhia do Aeroporto Internacional de Macau (CAM), empresa concessionária da estrutura, anunciou esta semana que o projeto do segundo terminal aeroportuário deverá estar concluído até ao final deste ano.

Quando a obra estiver concluída, o aeroporto da Região Administrativa Especial de Macau, território da República Popular da China que também utiliza o português como língua oficial, estará apto a receber anualmente 10 milhões de passageiros.

Num encontro com os jornalistas para divulgação dos resultados de 2020, os responsáveis da CAM sublinharam que continuam a investir em infraestruturas, para acolher um maior número de passageiros, logo que a pandemia de covid-19 abrande e a situação do turismo dê sinais de recuperação.

O aeroporto internacional de Macau anunciou uma quebra de 88% no número de passageiros em 2020, em relação a 2019. Contabilizou um total de 1,17 milhões de passageiros e assinalou ainda o movimento de 16.962 aviões no ano passado, uma diminuição homóloga de 78%.

A CAM explicou que a falta de passageiros levou a empresa a apostar no transporte de carga (33.346 toneladas) em 2020, o que se traduziu ainda assim numa diminuição de 21% em relação a 2019.

A empresa está ciente de que esta é uma tendência que é para manter, uma vez que a associação internacional de transporte aéreo (IATA) prevê que o volume de tráfego aéreo global nos próximos cinco anos deverá crescer a uma taxa anual de 2,4%.

Atualmente, devido à pandemia de covid-19, apenas estão a operar no aeroporto três companhias aéreas: Air Macau, Eva Air e Starlux Airlines.

Em relação ao número de turistas para 2021, a empresa gestora do aeroporto já tinha afirmado no final de 2020 esperar uma tendência de aumento progressivo no número de passageiros, num momento em que o aeroporto regista entre mil e dois mil por dia, em 30 voos diários.

O aeroporto internacional de Macau prevê receber 3,8 milhões de passageiros em 2021, cerca de 40% dos registados em 2019.

 

  • Na imagem de abertura vemos um avião da Starlux Airlines no Aeroporto de Macau. Foto ©ZhouQiming_PlanespottersNet

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...