Aeroporto de Manaus certificado para receber aviões B747-8 cargueiros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, estado do Amazonas, no Norte do Brasil, acaba de receber da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorização para receber aviões 4E, de grande porte como o Boeing 747-8, anunciou hoje, dia 20 de Janeiro, a Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República do Brasil, que alude ao facto desses aviões serem capazes de transportar maior quantidade de cargas e passageiros, com mais economia.

O terminal manauara é o primeiro operado pela Infraero a receber o certificado. Guarulhos, Galeão e Viracopos, aeroportos concedidos à iniciativa privada, já possuem o título. As concessões de grandes aeroportos brasileiros à iniciativa privada têm trazido mudanças no mercado de exportação e importação, além de proporcionar a melhoria dos serviços prestados aos passageiros e incentivar a competitividade.

Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, a certificação ao aeroporto de Manaus ampliará cada vez mais a participação do Brasil no mercado. “Com essas autorizações, o Brasil pode se posicionar ainda melhor na exportação e importação, principalmente de perecíveis. É uma abertura de mercado importante para a nossa economia e para o nosso desenvolvimento”, comenta o ministro.

O chamado Atestado de Capacitação Operacional (ACOP) é concedido pela ANAC a aeroportos que movimentam mais de um milhão de passageiros. São verificados equipamentos, instalações, procedimentos, pessoal e atendimento médico da seção contra incêndio. Tudo deve estar em conformidade com os padrões de segurança exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO). Para receber o ACOP, é necessário que o operador do aeródromo manifeste interesse junto da ANAC.

Galeão/Rio de Janeiro e Guarulhos/São Paulo podem receber tanto as versões cargueiras, quanto de passageiros. Já os aeroportos de Manaus/Amazonas e Viracopos/São Paulo têm autorização apenas para operação com aeronaves de carga.

 

Boeing 747-8

O Boeing 747-8 é a segunda maior aeronave comercial do mundo, perdendo apenas para o Airbus A380. Ele tem capacidade para o transporte de 386 passageiros, e no Brasil é utilizado pela companhia alemã Lufthansa. A aeronave pode alcançar até 920 km/h, o que permite atravessar três campos de futebol em apenas um segundo.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Companhia nacional do Reino do Butão adquire cinco aviões da família Airbus A320

A Drukair – Royal Bhutan Airlines, companhia aérea de...

Pilotos da TACV convocados para reunião com o Governo de Cabo Verde na próxima quarta-feira

A Direção Geral do Trabalho (DGT) da República de...

Emirates volta a recrutar tripulantes de cabina em Portugal – Entrevistas decorrem nesta semana

A Emirates está a organizar ‘Open Days’, novamente em...