Aeroporto do Porto classificado entre os melhores aeroportos europeus de 2022

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, norte de Portugal, foi distinguido, pela primeira vez, como ‘Best European Airport 2022’ pelo ACI Europa, a organização internacional dos aeroportos, anunciou a ANA Aeroportos. “Na atribuição do prémio foi destacada a recuperação da atividade após crise pandémica, a qualidade de serviço e as ações implementadas no âmbito da sustentabilidade constantes no compromisso ambiental da VINCI Airports”, indica o comunicado da concessionária dos aeroportos portugueses.

Em termos de projetos sustentáveis que contribuíram para a distinção, o ACI Europa destaca a criação do Fórum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono, os projetos de reutilização da água (dos veículos dos socorros e das garrafas dos passageiros, para rega e lavagens nos aeroportos), a redução da pegada hídrica e o sistema inovador de triagem de resíduos com uma central dedicada no Aeroporto.

O Fórum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono constitui uma iniciativa da ANA Aeroportos de Portugal que convida os vários parceiros (companhias aéreas, empresas de assistência aeroportuária, setor de mobilidade e câmaras municipais) para, em conjunto, estabelecerem metas e implementarem ações concretas para a diminuição da pegada carbónica do setor da aviação. Refira-se que, recentemente, o Aeroporto do Porto – assim como mais oito aeroportos portugueses – receberam o nível 4 de acreditação de carbono.

Os critérios de avaliação para os prémios desde ano estiveram sobretudo relacionados com a qualidade de serviço e a implementação de medidas durante a crise pandémica nas áreas operacionais, saúde e segurança, gestão comercial, no contexto da estratégia de sustentabilidade do aeroporto e da sua recuperação financeira. E foi com evidências fortes da concretização destas medidas e da sua qualidade, que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vê agora atribuído o prémio de melhor Aeroporto Europeu nos aeroportos entre 10-25 milhões de passageiros. Saliente-se que no ano passado foi-lhe atribuída, no mesmo fórum, a menção Highly Commended, a par com o Aeroporto de Lisboa.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro volta a ser destacado pelo ACI Europa, num momento em que atinge resultados positivos na recuperação da sua atividade. A ANA sublinha no comunicado distribuído a propósito, que o aeroporto do Porto tem sido recorrentemente premiado pela ASQ ACI (Airport Service Quality), recebendo diferentes distinções em posições cimeiras nos últimos 15 anos.

Assim como todos os aeroportos da ANA Aeroportos de Portugal, o Aeroporto do Porto manteve a sua operação durante a crise pandémica, tendo sido à data destacado pela eficaz implementação das medidas sanitárias e gestão de passageiros, Voice of Customer e Hygiene Awards, acreditado pelo ‘CLEAN & SAFE’ do Turismo de Portugal e certificado pelo ‘Bureau Veritas’.

Em paralelo, as equipas da ANA Aeroportos de Portugal e da VINCI Airports mantiveram-se empenhadas na retoma da atividade, trabalhando ao nível do desenvolvimento de rotas o que a par com a atratividade da região Norte tem permitido obter resultados muito positivos de recuperação de tráfego e de conectividade.

Novo taxiway no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto.

Neste momento, o Aeroporto do Porto já superou o nível de conetividade do verificado no Verão de 2019, sendo agora disponibilizadas 100 rotas regulares (em 2019, eram 99).

Refira-se que durante um período tão desafiante para todo o setor da aviação, a infraestrutura foi melhorada com a ampliação do taxiway, foram desenvolvidas e implementadas novas soluções inovadoras, e reforçados compromissos no âmbito da sustentabilidade.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...