O aeroporto de Chicago/Midway (MDW), no Estado do Illinois, foi encerrado temporariamente na noite desta terça-feira, dia 17 de março, depois de alguns controladores aéreos terem sido confirmados com infeções pelo novo coronavírus, confirmou a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA.
A torre de controlo do aeroporto foi evacuada e todos os voos comerciais estão a ser desviados para aeroportos vizinhos, noticiou o aeroporto pelas 19h00 locais (23h00 UTC).
A Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo (NATCA, das iniciais da designação em inglês) anunciou num comunicado que solicitou a cooperação das autoridades aeroportuárias de Chicago e da FAA, para que todos os controladores de serviço no aeroporto de Midway sejam sujeitos a testes rigorosos para despiste da doença do Covid-19.
O aeroporto é um dos principais hubs da companhia de baixo custo Southwest Airlines, com cerca de 230 partidas diárias programadas.
Notícias mais recentes indicam que os controladores hospitalizados são três e que o aeroporto poderá retomar o movimento de aterragens e descolagens durante a noite, com operação reduzida, apoiada por um grupo de controladores que funcionará fora da torre de controlo, que se encontra encerrada por ordem das autoridades sanitárias.
- Foto © Midway International Airport
- Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK