Autoridades da Aeronáutica Civil da Guatemala confirmaram na tarde de domingo, dia 8 de Fevereiro que o Aeroporto Internacional La Aurora, que serve a capital daquele país centro-americano seria reaberto pelas 15 horas locais (21h00 UTC).
O vulcão Fuego que entrou no sábado em erupção acalmou cerca de 22 horas depois e as nuvens de cinzas dissiparam-se da zona de influência do aeroporto. Soldados do Exército e bombeiros estiveram a limpar as pistas para que os aviões possam retomar as operações com segurança.
O encerramento do aeroporto (Vide nossa notícia anterior) deixou seis mil passageiros em espera, tendo sido cancelados 110 voos internacionais.
As autoridades guatemaltecas alertaram a população e a aviação para os cuidados a ter, nomeadamente de vigilância da actividade do vulcão, que pode entrar em erupção em qualquer momento outra vez. No fim da tarde de domingo, a situação era muito mais calma, embora se continue a verificar a libertação de fumo e cinzas, mas em muito menor intensidade do que durante a noite de sábado para domingo.