Vulcão encerra aeroporto internacional da Cidade da Guatemala

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Vulcão Fuego, no sudeste da Guatemala, a 60 milhas da capital do país, entrou em erupção no sábado, dia 8 de Fevereiro, estando a espalhar cinzas sobre diversas aldeias vizinhas.

O Aeroporto Internacional La Aurora, na cidade da Guatemala, foi encerrado devido à fraquíssima visibilidade e sobre os aviões que estão na placa estacionados são visíveis os efeitos da erupção vulcânica, com abundantes cinzas sobre as fuselagens das aeronaves e sobre as pistas. As autoridades aeronáuticas ordenaram o encerramento da estrutura. No estacionamento encontra-se pelo menos um avião que deveria ter descolado para a Europa. Trata-se de um Iberia que tinha regresso a Madrid (Espanha) marcado para o sábado ao fim da tarde.

As últimas notícias indicam de que já foram feitas algumas limpezas da pista e das aeronaves, mas que a situação de impedimento mantém-se, pois a visibilidade é praticamente nula, já que as explosões na zona do vulcão são constantes e muito potentes, expelindo matérias incandescentes até 5.500 metros de altitude, espalhando cinzas num raio superior a 50 quilómetros.

As autoridades locais não decidiram ainda a evacuação total das zonas abrangidas, mas estão a recomendar precaução e o abandono dos locais mais expostos ao perigo. Também estão a ser distribuídas pelo Serviço Nacional de Proteção Civil máscaras e coberturas para os tanques de água. A manter-se a situação as autoridades deverão optar pela evacuação dos locais mais sensíveis ao avanço das correntes de lava.

O vulcão está localizado nas montanhas, a 3.763 metros de altitude, na divisa dos departamentos (províncias) de Escuintla, Sacatepequez e Chimaltenango.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...