Vulcão encerra aeroporto internacional da Cidade da Guatemala

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Vulcão Fuego, no sudeste da Guatemala, a 60 milhas da capital do país, entrou em erupção no sábado, dia 8 de Fevereiro, estando a espalhar cinzas sobre diversas aldeias vizinhas.

O Aeroporto Internacional La Aurora, na cidade da Guatemala, foi encerrado devido à fraquíssima visibilidade e sobre os aviões que estão na placa estacionados são visíveis os efeitos da erupção vulcânica, com abundantes cinzas sobre as fuselagens das aeronaves e sobre as pistas. As autoridades aeronáuticas ordenaram o encerramento da estrutura. No estacionamento encontra-se pelo menos um avião que deveria ter descolado para a Europa. Trata-se de um Iberia que tinha regresso a Madrid (Espanha) marcado para o sábado ao fim da tarde.

As últimas notícias indicam de que já foram feitas algumas limpezas da pista e das aeronaves, mas que a situação de impedimento mantém-se, pois a visibilidade é praticamente nula, já que as explosões na zona do vulcão são constantes e muito potentes, expelindo matérias incandescentes até 5.500 metros de altitude, espalhando cinzas num raio superior a 50 quilómetros.

As autoridades locais não decidiram ainda a evacuação total das zonas abrangidas, mas estão a recomendar precaução e o abandono dos locais mais expostos ao perigo. Também estão a ser distribuídas pelo Serviço Nacional de Proteção Civil máscaras e coberturas para os tanques de água. A manter-se a situação as autoridades deverão optar pela evacuação dos locais mais sensíveis ao avanço das correntes de lava.

O vulcão está localizado nas montanhas, a 3.763 metros de altitude, na divisa dos departamentos (províncias) de Escuintla, Sacatepequez e Chimaltenango.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Bruxelas pede a Portugal e mais 16 países para aplicarem tarifação na navegação aérea

A Comissão Europeia instou Portugal e 16 outros países...

Aumento de custos atira Air France-KLM para o vermelho no primeiro semestre deste ano

O grupo Air France-KLM perdeu 314 milhões de euros...