Aeroportos concessionados à ANA obtêm certificação ambiental ACA 4+

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 

A VINCI Airports anunciou nesta terça-feira, dia 28 de março, que os aeroportos portugueses, concessionados à ANA – Aeroportos de Portugal, uma empresa do grupo, receberam a certificação ACA 4+, o nível mais elevado do programa de avaliação ambiental da ACI (Airports Council International – Conselho Internacional de Aeroportos).

Esta certificação reconhece que os aeroportos contabilizaram e comunicaram plenamente as emissões diretas e indiretas de CO2 relacionadas com as suas atividades e operações, reduziram significativamente as suas emissões diretas, compensaram as suas emissões diretas residuais e começaram a reduzir as suas emissões indiretas. A ACA 4+ também reconhece que os aeroportos estabeleceram metas de redução de emissões de carbono consistentes com um cenário de aquecimento inferior a -2°C ao abrigo do Acordo de Paris.

De acordo com um comunicado distribuído na tarde desta terça-feira, em Lisboa, pela ANA/VINCI Airports, Portugal torna-se assim o primeiro país da União Europeia a ter todo o seu sistema aeroportuário (10 aeroportos) certificado pela ACA 4+. Este desempenho, sem precedentes, resulta da implementação do plano de descarbonização da VINCI Airports nos aeroportos portugueses, que já reduziram as suas emissões diretas em 35% desde 2018.

Como pilar deste plano de ação, o programa de produção fotovoltaica da VINCI Airports está atualmente a ser implementado em todos os aeroportos portugueses, com a primeira unidade já em atividade no aeroporto de Faro desde 2022.

O programa de sumidouros de carbono florestal da VINCI Airports, destinado a sequestrar as emissões residuais (âmbitos 1 e 2), foi também implementado perto dos aeroportos de Faro, Porto Santo e Lisboa.

Entre as iniciativas de âmbito 3 implementadas nos aeroportos portugueses em 2022, destacam-se: abertura da maior estação de carregamento de veículos elétricos de Portugal no aeroporto de Lisboa; primeiros voos comerciais com biocombustíveis sustentáveis (SAFs) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Açores.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...