Estão abertas até ao próximo dia 17 deste mês de setembro as inscrições para o Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA), promovido pela Secretaria de Aviação da Presidência da República do Brasil em seis Estados do País. A iniciativa faz parte de uma série de ações de treinamento e capacitação realizadas pelo Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (TREINAR 2015). São 240 vagas para o segundo semestre de 2015, divididas em turmas de até 40 alunos cada, nos estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas e Maranhão.
O objetivo é formar bombeiros para atuarem nos aeródromos regionais em atividades operacionais de prevenção, salvamento e combate a incêndio dentro de níveis adequados de segurança, além de proporcionar a continuidade e melhoria das operações e serviços aeroportuários.
A capacitação será realizada em duas etapas: semipresencial, com duração de 58 horas, e mais 160 horas na fase presencial. Ao final de cada uma, o aluno receberá avaliação de aprendizagem dos conhecimentos adquiridos.
Para participar do curso ou de qualquer treinamento do programa, o candidato deve ser maior de 18 anos com ensino fundamental II (antigo 1° grau completo) concluído e possuir vínculo empregatício com o operador aeroportuário, com a instituição detentora da outorga ou autorização de funcionamento do aeródromo. Além disso, é necessário atestados de saúde e psicológico que o habilitem à realização de atividades de bombeiro de aeródromo.
As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet no endereço eletrónico www.aviacao.gov.br. O responsável pela indicação deverá preencher a ficha de inscrição online, disponível AQUI.
Programa ‘Treinar’ já capacitou 1340 profissionais
Criado há dois anos, o programa ‘Treinar 2015’ oferece cursos de formação e capacitação para trabalhadores envolvidos na gestão e operação de aeroportos públicos regionais. Um dos objetivos é prepará-los para dar suporte ao Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação.
Desde 2013, o TREINAR qualificou 1340 profissionais, sendo 819 capacitados para atuarem como bombeiros de aeródromos regionais. Entre as áreas contempladas, estão a gestão de aeroportos; operações aeroportuárias; serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios em aeródromos civis; manutenção e segurança aeroportuária.