Air China suspende voos entre Pequim e a Coreia do Norte

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Air China, maior companhia aérea comercial chinesa, vai suspender os voos regulares para Pyongyang, capital da República da Coreia do Norte, a partir de segunda-feira, dia 17 de abril, anunciou a empresa nesta sexta-feira, dia 14, em Pequim.

A companhia alega quebra nas vendas de bilhetes para a próxima semana e seguintes, mas círculos ocidentais na República Popular da China, dizem que a suspensão dos voos se deve à incerteza que paira acerca do que poderá acontecer nos próximos dias na Península da Coreia, nomeadamente a norte, onde a situação político-militar se poderá alterar imediatamente se o líder norte-coreano persistir nos testes com mísseis nucleares.

Os EUA avisaram que se a Coreia do Norte realizar mais um ensaio com um míssil de ogivas terá resposta militar imediata. O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte respondeu na televisão oficial em Pyongyang que qualquer ataque militar dos EUA terá uma resposta ainda mais violenta que “devastará impiedosamente” os Estados Unidos da América.

À medida em que a tensão na Península da Coreia aumenta, o governo de Pequim tem redobrado as negociações para resolver a questão através dos canais diplomáticos, alertando os desavindos para as reais consequências de um conflito armado naquela zona geográfica.

A Air China é a única companhia aérea estrangeira que voa regularmente entre a China e a Coreia do Norte, país que tem sido vítima de um isolacionismo único, em todo o mundo, quanto a transportes aéreos. A companhia chinesa voa desde 2008, com três frequências semanais. Um porta-voz da empresa disse na sexta-feira que serão retirados alguns voos devido à fraca procura. Contudo, a televisão estatal chinesa já reconheceu que a suspensão é uma medida de prevenção e que se justifica pelo aumento de tensão na região.

O Aeroporto Kim Jong-Il, também conhecido por Aeroporto Internacional de Susan, é dominado pela companhia aérea nacional, a Air Koryo, que detém uma frota de aviões comerciais bastante envelhecida e toda ela de origem russa. O aeroporto foi remodelado nos anos de 2015 e 2016, apresentando agora dois terminais, um para voos domésticos, outro para voos internacionais. Para o exterior, a Air Koryo tem voos para a China (Dandong, Pequim, Shenyang e Xangai) e para a Rússia (Vladivostok).

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...