As companhias europeia Air France-KLM e a indiana Jet Airways firmaram, no final de Novembro, um importante acordo de cooperação reforçada para o desenvolvimento conjunto das suas atividades na Europa e na Índia.
Pela primeira vez na história da aviação na Índia, este acordo intensifica a parceria estabelecida entre as três companhias em 2014. Esta cooperação foi enriquecida em 2016 com um importante acordo de partilha de códigos (code-share) nas ligações entre a Europa e a América do Norte e entre os hubs da Jet Airways em Bombaim e Nova Deli, na Índia, via hubs da Air France-KLM em Paris/Charles de Gaulle e Amesterdão/Schiphol.
Jean-Marc Janaillac, presidente e diretor-geral da Air France-KLM considera que o mercado Índia-Europa se encontra no centro da estratégia do grupo europeu para os próximos anos. “Inovamos no setor do transporte aéreo ao propor, pela primeira vez, associar duas parcerias: o nosso acordo de cooperação reforçada Índia-Europa com a Jet Airways e a nossa joint-venture América do Norte-Europa com a Delta Air Lines”, disse Janaillac.
“Com mais de 1,2 milhões de clientes transportados entre a Índia e a Europa pelo grupo e pelo nosso parceiro indiano, metade dos quais em continuação da América do Norte, confirmamos a vontade de oferecer aos clientes uma rede reforçada, uma oferta única, homogénea e adaptada às suas necessidades com o melhor dos produtos e serviços”, disse o responsável pela Air France-KLM.
“O acordo de cooperação reforçada entre a Jet Airways, a Air France e a KLM na ocasião dos 25 anos da Jet Airways e dos 70 da Air France na Índia representa a próxima etapa da nossa viagem, para oferecer aos nossos clientes maior liberdade de escolha, conectividade e conforto. Ao prosseguirmos com este desenvolvimento histórico e esta nova oferta excepcional com enormes vantagens para os nossos clientes, estou entusiasmado com o futuro”, sublinhou, por seu lado, Naresh Goyal, presidente executivo da Jet Airways.
O acordo de cooperação reforçada vai permitir às companhias Air France, KLM e Jet Airways trabalhar em conjunto para desenvolver os seus produtos e oferta comercial. Os clientes vão desta forma beneficiar de múltiplas opções de viagem e de um serviço harmonizado no conjunto da rede das três companhias, cobrindo 44 cidades indianas e 106 destinos europeus.