A Air France-KLM anunciou nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro, que os ataques terroristas de 13 de novembro na capital francesa reduziram o seu volume de negócios no último mês do ano em cerca de 76 milhões de dólares (cerca de 70 milhões de euros).
Esse efeito, que, certamente, se refletirá nas contas do grupo aéreo europeu, diminuindo a sua previsão de lucros, foi amplamente minimizado ao longo das últimas duas semanas, indica um comunicado da companhia franco-holandesa.
“O impacto negativo dos ataques de Paris no mês de dezembro nas receitas foi estimado em cerca de 70 milhões de euros, com uma flexibilização significativa nas últimas duas semanas. A tendência de reservas em dezembro esteve em linha com uma recuperação gradual”, refere um comunicado do grupo, citado pela agência France Press.
O tráfego total da Air France-KLM e das subsidiárias ‘low-cost’ (HOP! e Transavia) em dezembro foi de 6,7 milhões de passageiros, um número “estável” relativamente ao mês anterior.
O grupo tinha estimado o impacto negativo dos ataques terroristas nas receitas em 50 milhões de euros em novembro.
A Air France-KLM também indicou anteriormente que espera ter regressado aos lucros em 2015 depois de anos de prejuízos. Os resultados anuais devem ser anunciados em fevereiro próximo.
- Foto: Air France/Virginie Valdois