Os voos da Air France com escala em Nouakchott, capital da Mauritânia, estão suspensos desde o passado dia 16 de Outubro, alegadamente por dificuldades técnicas, revelou a imprensa local na capital mauritana.
Citando um responsável local da companhia aérea francesa, a ‘Al Akhbar’, uma agência de notícias privada deste país africano, indicou que a Air France está a procurar ultrapassar os problemas técnicos em causa e retomar o mais cedo possível o os seus voos com destino a Nouakchott.
Os clientes foram informados sobre a situação e foram reorientados para outras companhias cada vez que o seu voo não estivesse operacional, acrescentou. Contudo, a fonte não precisou a natureza das “dificuldades técnicas” com que a companhia está confrontada.
Devido ao silêncio das autoridades da Aviação Civil mauritana e da companhia aérea francesa, várias hipóteses foram avançadas para explicar a suspensão dos voos da Air France para Nouakchott.
Segundo a agência noticiosa pan-africana ‘Panapress’ algumas fontes evocaram a retirada dos crachás dos empregados da companhia na sequência dum incidente entre a Polícia Nacional (Gendarmerie) e as Alfândegas do aeroporto de Nouakchott. Outras admitiram medidas contra o vírus do Ébola, recusando voos provenientes de Conakry, enquanto se dava igualmente conta de divergências entre as autoridades mauritanas e a companhia francesa sobre quem deve revistar os passageiros no momento do embarque.