Um avião Airbus A310-300 da companhia iraniana Mahan Air, registo EP-MNP, embateu num muro de protecção da área do stand onde foi estacionar após um pouso seguro no Aeroporto Internacional de Istambul/Ataturk, na Turquia, na quinta-feira, dia 24 de dezembro.
O aparelho levava a bordo 150 pessoas e não conseguiu travar no local indicado, devido a uma suposta avaria mecânica.
O Airbus A310-300 avançou mais 30 metros do que devia, tendo embatido num muro de suporte, o que provocou o colapso do trem de rodas dianteiro e o descanso do nariz da aeronave sobre o tejadilho de um autocarro que seguia numa via sobranceira ao muro derrubado.
Além dos prejuízos materiais, no avião, nas instalações e no autocarro atingido, não se registaram quaisquer desastres pessoais. A viatura de transporte de passageiros no aeroporto viajava apenas com o motorista, que saiu ileso.
A aeronave, já com muitos anos de serviço na companhia iraniana, fazia um voo regular entre o Aeroporto de Teerão/Mehrabad, na capital do país, para o Aeroporto de Istambul/Ataturk, na capital da Turquia.
Após o incidente, o comandante da aeronave desculpou-se aos passageiros de que o A310-300 teria sofrido uma falha de travões. Contudo, funcionários do aeroporto terão deixado escapar, em declarações citadas pela imprensa turca, a opinião de que os pilotos desligaram completamente os motores do avião, antes de terminar os procedimentos de travagem, o que poderá ter provocado a falha do sistema.
O site ‘Aviation Herald’, que reporta incidentes e acidentes aéreos, refere que o fato do avião ter-se encontrado com o autocarro que circulava num piso inferior do aeroporto, travou o Airbus A310 e evitou um desastre que poderia ter repercussões bem mais drásticas.