A AESA – Agência Europeia de Segurança Aérea concedeu à Avensis Aviation o certificado de tipo suplementar a um programa de conversão de aviões de passageiros Airbus A330 em cargueiros, Classe E, que permite a legalização e entrada em atividade de dois aviões da TAP Air Portugal, que desde há vários meses, aguardam a certificação da autoridade reguladora europeia.
A TAP Cargo, divisão de carga aérea da companhia aérea de bandeira portuguesa, é o cliente de lançamento da modificação, que tem sido apoiada pelo braço de manutenção e engenharia da TAP, em Lisboa.
Foi instalado um interior de cargueiro reversível, com algumas adaptações para colocação e transporte de carga em segurança, sem, contudo, ter sido criada uma porta larga para entrada de grandes volumes, notificou a empresa britânica Avensis Aviation, num comunicado distribuído nesta segunda-feira, dia 12 de setembro.
“A confirmação deste [certificado] torna a Avensis o único fornecedor licenciado e aprovado de tecnologia avançada [de passageiro para cargueiro] nessa escala”, afirma a empresa.
O presidente executivo Cristian Sutter descreve a aprovação da EASA como um “marco importante”. “Mas é apenas um vislumbre de nossas capacidades e temos mais lançamentos de produtos planeados para os próximos meses, acrescenta.
A Avensis diz que, além de reversível, a conversão do Medius é “escalável” para outros modelos de aeronaves que serviram no segmento de transporte de passageiros.